Bloco de notas da Semana "Cansou de fazer planos?" — Gama Revista
Cansou de fazer planos?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Um documentário sobre um festival de planejamento desastroso, uma reportagem sobre o drama das debutantes da pandemia, um livro sobre viver o agora, um guia para viajar sem pegar chuva. Veja a lista de referências da equipe Gama

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Um documentário sobre um festival de planejamento desastroso, uma reportagem sobre o drama das debutantes da pandemia, um livro sobre viver o agora, um guia para viajar sem pegar chuva. Veja a lista de referências da equipe Gama

20 de Fevereiro de 2022
  • Episódio recente do podcast Mamilos lança a pergunta: É POSSÍVEL SE PLANEJAR EM TEMPOS INCERTOS? As apresentadoras conversam com a consultora de finanças Denise Damiani e o monge budista Meiho Genshô, que oferecem perspectivas diversas sobre metas, planejamento, mudanças e bem-estar diante da impermanência do momento – e da vida, no geral.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    A vida social dos adolescentes foi muito prejudicada nos últimos dois anos, ainda mais com eventos como formaturas e festas de aniversário impossibilitados de acontecer. Gama investigou o que fizeram as DEBUTANTES DA PANDEMIA, o que incluiu adiar a festa para os 16 anos e até organizar a comemoração em um drive-in.

  • Em tempos de shows ainda sendo cancelados e remarcados, lembramos do tragicômico documentário “Fyre Festival: Fiasco no Caribe” (2019), que investigou os bastidores do FESTIVAL COM PLANEJAMENTO DESASTROSO em 2017. Anunciado por celebridades, o evento foi vendido como uma festa de alto padrão com acomodações de luxo em uma ilha paradisíaca nas Bahamas. Quando os visitantes chegaram, porém, deram com um canteiro de obras, com tendas de acampamento para dormir. E o fiasco ainda teve consequências terríveis para a população local.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Oswaldo Martinez / Unsplash

    Dá para se PLANEJAR PARA NÃO PEGAR CHUVA em uma viagem? 100% não, ainda mais com o clima mudando, mas dá para tentar. No blog Viaje na Viagem, o especialista Ricardo Freire montou um “Praiômetro” que monitora mês a mês a média de pluviosidade nos principais destinos de praia do Brasil e do Caribe, elencando quais lugares têm mais garantia de sol em cada época do ano.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Trecho de do filme sul-coreano “Parasita” (2019).

  • “A vida muda rapidamente. A vida muda em um instante. Você se senta para jantar, e a vida que você conhecia termina”

    Do livro “O Ano Do Pensamento Mágico” (Harper Collins, 2021), no qual a jornalista e escritora americana Joan Didion (1934-2021) traz memórias do período que sucedeu o falecimento de seu marido (que morreu logo após o jantar), falando sobre a necessidade humana de atravessar momentos em que tudo o que conhecemos e amamos deixa de existir.

  • Se a pandemia nos tirou tantas das nossas oportunidades de extravasar – como o Carnaval de rua – precisamos ser criativos. Eis que ano passado abriu em São Paulo a Rage Room CT, local onde os frequentadores podem QUEBRAR COISAS PARA ALIVIAR O ESTRESSE. Nessa terapia não convencional que já foi adotada em países como EUA e Japão, pode-se quebrar garrafas, televisões de tubo, LPs e outros objetos com tacos de baseball.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Em uma realidade tão ansiosa, está cada vez mais difícil focar no momento presente. Essa, que é uma das premissas mais importantes da filosofia budista, é trazida no livro “APRENDA A VIVER O AGORA” (Planeta de Livros, 2019), da Monja Cohen, justamente com técnicas de meditação e mindfulness (atenção plena). Ela mostra que, diante do fato que o futuro é incerto e o passado, impossível de mudar, o presente é só o que temos de palpável.

  • Improvisar tem tudo a ver com a vida pandêmica. Na recém-lançada série de comédia “Murderville” (2022), um detetive vivido por Will Arnett (a famosa voz do Bojack Horseman) desvenda crimes ajudado por um parceiro que muda a cada episódio. Esse papel, porém, é de um convidado especial – Sharon Stone, Conan O’Brienm Kumail Nanjiani – que não recebe o roteiro e precisa IMPROVISAR SUAS FALAS E REAÇÕES.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Kostikova/Getty Images

    Se organizar os planos está difícil, nos resta arrumar a casa – e quem sabe maratonar séries como “Ordem na Casa com Marie Kondo” (2019). Na Gama, vasculhamos os canais de gurus de organização estrangeiras e brasileiras e garimpamos 10 DICAS PARA UMA CASA MAIS ORGANIZADA EM 2022. Spoiler: guarde seus tupperwares com tampa.