Thiago Queiroz fala do despreparo masculino para a paternidade — Gama Revista
O que um pai consegue fazer em cinco dias de licença-paternidade?
Icone para abrir
Foto: Thais Alvarenga / Edição: Isabela Durão

3

Podcast da semana

Thiago Queiroz: "Sempre foi muito difícil trazer o homem para a conversa da parentalidade"

Psicanalista e criador do Paizinho, Vírgula!, que acaba de lançar “O Poder do Afeto”, fala sobre como homens não são preparados para “pensar em tudo”, algo fundamental para cuidar dos filhos

Isabelle Moreira Lima 11 de Agosto de 2024

Thiago Queiroz: “Sempre foi muito difícil trazer o homem para a conversa da parentalidade”

Isabelle Moreira Lima 11 de Agosto de 2024
Foto: Thais Alvarenga / Edição: Isabela Durão

Psicanalista e criador do Paizinho, Vírgula!, que acaba de lançar “O Poder do Afeto”, fala sobre como homens não são preparados para “pensar em tudo”, algo fundamental para cuidar dos filhos

O que significa ser pai? O que é preciso fazer pra ser um bom pai? Nesta edição do Podcast da Semana, o tema é parentalidade e a conversa é com Thiago Queiroz, pai de quatro filhos, criador do blog Paizinho, Vírgula! e que lança “O Poder do Afeto” (Fontanar, 2024), livro em que propõe uma jornada de 21 dias com exercícios práticos para alcançar uma relação mais equilibrada e prazerosa entre pais e filhos.

MAIS SOBRE O ASSUNTO
Luciano Ramos: “A prática antirracista é necessária para a paternidade negra”
Dia dos Pais: amor em diferentes formatos
Dez livros sobre pais e filhos

Na entrevista, ele conta que em suas redes sociais são as mulheres que comentam e perguntam mais. “Sempre foi muito difícil trazer o homem para essa conversa. Isso é um sintoma da própria sociedade em que a gente vive”, afirma. Ele cita a licença-paternidade como o início do problema. “Não dá para falar sobre como a paternidade é importante se o Estado coloca que esse período. Qual é, então, a mensagem que a sociedade recebe sobre paternidade se você tem um filho e tem cinco dias corridos?”

Outra dificuldade citada por Queiroz é a falta de preparo para o cuidado desde cedo, enquanto as meninas são estimuladas desde cedo a brincar de bonecas, os meninos não são ensinados a cuidar. “Divisão de tarefa passa por entender que você tem que cuidar do todo, não é só 50%”, afirma.

No Podcast da Semana, Thiago Queiroz fala também sobre como cuidar de filhos destampa memórias esquecidas da nossa infância e de como traumas esquecidos podem voltar à tona. Ele aponta caminhos para uma paternidade mais feliz, justa e amorosa.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

No link abaixo e também noDeezer, noSpotify, e noApple Podcast,você escuta este episódio.

Produto

  • O Poder do Afeto
  • Thiago Queiroz
  • Fontanar
  • 240 páginas

Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos da Gama, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo.