Maria Homem fala sobre a busca para se encaixar em um grupo — Gama Revista
Como vai sua comunidade?
Icone para abrir

3

Podcast da semana

Maria Homem: "Em grupo, podemos abrir mão da realidade"

Psicanalista questiona uma idealização ao buscarmos fazer parte de diferentes comunidades. “A gente sofre de um vazio na multidão de indivíduos”

Luara Calvi Anic 12 de Março de 2023

Maria Homem: “Em grupo, podemos abrir mão da realidade”

Luara Calvi Anic 12 de Março de 2023

Psicanalista questiona uma idealização ao buscarmos fazer parte de diferentes comunidades. “A gente sofre de um vazio na multidão de indivíduos”

Você sente falta de um grupo com o qual se identifique? Pessoas com quem possa trocar interesses, ideias e conviver mais?

É sobre esse tema o episódio com a psicanalista, escritora e colunista da Gama, Maria Homem.

Ela é pesquisadora do Núcleo Diversitas, da Usp, e professora da Faap. Tem pós-graduação em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris VIII e foi professora visitante na Universidade de Harvard. É autora de “Lupa da Alma” (Todavia, 2020), “No Limiar do Silêncio e da Letra” (Boitempo Editorial, 2015), e coautora de “Coisa de Menina?” (Papirus, 2019), entre outros livros.

No Podcast da Semana, Maria Homem questiona uma certa idealização ao buscarmos um grupo para chamar de nosso. Fala dos riscos à nossa individualidade e até ao senso de realidade, como mostram acontecimentos envolvendo comunidades online. Ela comenta ainda os ataques recentes às mulheres e a atriz Lívia La Gatto feitos pelo influenciador Thiago Schutz e seus seguidores.

*O livro que Maria Homem cita neste episódio é “O grupo e o mal: Estudo sobre a Perversão Social“, Fósforo Editora, 472 págs., R$ 169,90

Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic

Edição de som: Pedro Pastoriz

No link abaixo e também no Deezer, Spotify, Apple Podcast, Google Podcast você escuta este episódio.