Podcast da Semana "Tá rindo de quê?" com Livia La Gatto e Luciana Paes — Gama Revista
Tá rindo de quê?
Icone para abrir
Fotos: Divulgação

3

Podcast da semana

Livia La Gatto e Luciana Paes: humor com filtro

Rainhas da comédia no Instagram contam como ferramentas da rede social ajudam personagens a ganhar vida própria

Isabelle Moreira Lima 25 de Julho de 2021

3

Podcast da semana

Livia La Gatto e Luciana Paes: humor com filtro

Fotos: Divulgação

Rainhas da comédia no Instagram contam como ferramentas da rede social ajudam personagens a ganhar vida própria

Isabelle Moreira Lima 25 de Julho de 2021

O palhaço sempre teve uma maquiagem pesada, um nariz vermelho, como instrumento de trabalho. Na pandemia, os comediantes têm um mundo de filtros no Instagram para explorar, criar personagens ao mesmo tempo reais e nonsense, e fazer rir tanto quanto engajar. As atrizes Livia La Gatto e Luciana Paes são duas especialistas nessa arte e, na pandemia, decolaram com personagens fascinantes como o jovem héterotop Bernardinho (La Gatto) e a embotocada amante de café Fabia Lanzoni (Paes).

Com 16 anos de carreira, Luciana Paes já atuou no cinema, na TV e no teatro, e ficou mais conhecida pelo trabalho no humorístico “Fora de Hora” (2020), da TV Globo. Nos quadros que vem postando no Instagram, ela conta ao Podcast da Semana, teve mais domínio de todas as fases da criação, da produção à edição. “Comédia tem um tempo, se a edição é lenta ou usa uma trilha errada, pode acabar um bom quadro. E eu gosto de uma comédia mais ‘séria’, menos óbvia. Às vezes uma trilha engraçadinha destrói tudo”, diz.

As duas comentam também sobre como ficam à mercê dos filtros. “Eu já perdi personagem porque o filtro sumiu”, conta Livia La Gatto, que além do Bernardinho, faz sucesso como a criança TheMônia. Sem filtro, ela interpreta a argentina Consuelo Dicaboa, que segue a linha dos tutoriais um pouco inúteis, mas com crítica social e política, e paródias musicais.

Luciana Paes e Livia La Gatto falam sobre o paradoxo da liberdade do humor no Instagram: ao mesmo tempo em que as redes sociais podem sequestrar a atenção e a paz de seu usuário, possibilitam ao artista isolado socialmente ter uma plateia. “Artista é carente”, diz La Gatto. O bate-papo entre as duas aborda ainda os novos humoristas, as características da comédia nos nossos tempos e a política como ingrediente do riso.

No Spotify, na Apple Podcast, no Google Podcast e no link abaixo você escuta essa conversa.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

Edição de som: Deisi Witz