Jornalista Flávia Oliveira fala sobre envelhecer e ser avó — Gama Revista
O que você aprendeu com seus avós?
Icone para abrir

3

Podcast da semana

Flávia Oliveira: "Ter um neto dá a sensação de permanência, mas também de finitude"

Jornalista da Globonews fala sobre a mistura de sentimentos que viveu ao tornar-se avó e sobre o que representa para o país e a sociedade ter uma nação que envelhece

Isabelle Moreira Lima 23 de Julho de 2023

Flávia Oliveira: “Ter um neto dá a sensação de permanência, mas também de finitude”

Isabelle Moreira Lima 23 de Julho de 2023
Foto: Reprodução/Instagram @flaviaol

Jornalista da Globonews fala sobre a mistura de sentimentos que viveu ao tornar-se avó e sobre o que representa para o país e a sociedade ter uma nação que envelhece

“Ter um neto dá a sensação de permanência, mas também de finitude.” Com essa declaração, a jornalista Flávia Oliveira comenta como tem sido a experiência dela de ser avó de Martin, de dois anos e meio. Comentarista da Globonews e colunista do jornal O Globo e da rádio CBN, ela fala sobre um mix de sentimentos, uma sensação de realização mas também de certo desconforto, ao ter assumido esse novo papel. Oliveira é a entrevistada da edição sobre avós do Podcast da Semana.

“Talvez tenha sido a experiência mais bonita e profunda que eu tive em um momento de tragédia global”, diz sobre o nascimento do Neto durante a pandemia. “Eu vivi a gestação da minha filha com uma intensidade maior do que a própria gestação que eu tive”, ela conta. A mãe de Martin é a também jornalista Isabela Reis, com que Oliveira apresenta o podcast Angu de Grilo.

Ao Podcast da Semana, Flávia Oliveira falou sobre o envelhecimento da população brasileira e o que isso representa para a sociedade e para o país, tanto social quanto economicamente; sobre o etarismo no mercado de trabalho; sobre a ideia de ancestralidade ser mais discutida hoje; e sobre o que isso representa para as religiões de matriz africana. Ela fala também sobre a sua experiência pessoal como avó e sobre a importância dos avós serem rede de apoio para mães, mulheres que muitas vezes estão sobrecarregadas entre o cuidado dos filhos e o trabalho.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

Edição de som: Laura Capelhuchnik

No link abaixo e também noDeezer,Spotify,Apple Podcast,Google Podcastvocê escuta este episódio.