Carol Ito conta como HQs servem de suporte para falar de política, sexualidade e saúde mental — Gama Revista
Qual sua HQ favorita?
Icone para abrir
Carol Ito

3

Podcast da semana

Carol Ito: 'O meu respiro poético da vida é o quadrinho'

Quadrinista e jornalista fala sobre HQs como suporte para falar de assuntos como política, sexualidade e saúde mental

Isabelle Moreira Lima 27 de Março de 2022

3

Podcast da semana

Carol Ito: ‘O meu respiro poético da vida é o quadrinho’

Carol Ito

Quadrinista e jornalista fala sobre HQs como suporte para falar de assuntos como política, sexualidade e saúde mental

Isabelle Moreira Lima 27 de Março de 2022

Política, direitos humanos, saúde mental, sexualidade, desigualdade de gênero e poesia. São esses os pilares do trabalho de Carol Ito, jornalista e quadrinista que é a convidada desta edição do Podcast da Semana. A Gama, ela conta sobre como começou a fazer quadrinhos para aliviar as próprias angústias em relação ao mundo. “Os quadrinhos nos dão a possibilidade de brincar com metáforas visuais; a poesia se infiltra nessas brechas. O meu respiro poético da vida é o quadrinho, foi o que encontrei que melhor canaliza o que eu estou sentindo.”

 Marcel Copola

Ito é criadora do Políticas (@politcashq), perfil do Instagram que reúne quadrinhos políticos feitos por mulheres e pessoas não-binárias, que surgiu da constatação de que o assunto ainda estava dominado pelos homens. Com o perfil, ela conta ter encontrado um jeito de mostrar ao mundo o que está sendo feito por mulheres e pessoas LGBTQIA+ e de estimular mais artistas a fazer quadrinhos políticos. Ela assina também as tirinhas Novo Anormal na revista TPM e publicou uma celebrada reportagem sobre mulheres da cracolândia em quadrinhos na revista Piauí.

Ao Podcast da Semana, Ito falou sobre como é viver de quadrinhos no Brasil hoje, sobre as mulheres ocuparem espaços nesta área e sobre o cruzamento entre jornalismo e HQs, entre outros assuntos.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

Edição de som: Roberto Soares

No link abaixo e também no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast você escuta este episódio.