3
Podcast da semanaBruno Gualano: "O mundo fitness é individualizante e egoísta"
Pesquisador da medicina do estilo de vida e integrante da Academia Brasileira de Ciências vê relação direta entre o neoliberalismo e as diferentes modas e produtos que prometem o corpo perfeito
- @gamarevista
- bem-estar
- brasil
- saúde
Bruno Gualano: “O mundo fitness é individualizante e egoísta”
Pesquisador da medicina do estilo de vida e integrante da Academia Brasileira de Ciências vê relação direta entre o neoliberalismo e as diferentes modas e produtos que prometem o corpo perfeito
O que o neoliberalismo tem a ver com o jeito com que malhamos? Para o Bruno Gualano, professor do Centro de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da USP, tudo a ver.
“Os discursos do mundo fitness são individualizantes, egoístas, focados exclusivamente no eu, na pessoa, que se tem vontade, alcança o objetivo. Se tem disciplina, se tem foco, força e fé, que é um dos lemas mais comuns que a gente ouve por aí, ela consegue prosperar. Eu brinco que o foco, força e fé é a teologia da prosperidade aplicada ao corpo humano”, afirma o pesquisador, que é o convidado da edição sobre vaidade no Podcast da Semana.
- MAIS SOBRE O ASSUNTO
- Acordar cedo e correr todo dia por duas semanas
- Como engrenar numa rotina de exercícios
- Fernanda Queiroz: “O melhor momento para começar a fazer exercício físico é sempre agora”
Membro da Academia Brasileira de Ciências, ele diz que essas noções criadas sobre saúde e bem-estar são enganosas e, na verdade, prejudiciais ao corpo e à mente.
“As cirurgias cosméticas, o uso de esteroides anabolizantes, chip da beleza, lift de bumbum, é tanta bobagem que a gente vê por aí em busca da estética e não tem nada de saúde nisso, não tem nada de saúde física e nem saúde mental”, afirma.
Divulgação
Segundo ele, é importante que o corpo ideal seja inalcançável para que continuemos consumindo sempre os produtos desse mercado. “O mundo fitness muda o sabor dos corpos ideais. Já tivemos a magreza extrema como modelo a ser perseguido. Agora temos corpos definidos, anabolizados, hipertrofiados, tanto para homens quanto para mulheres, uma coisa muito curiosa, um símbolo do sucesso. E aí os produtos também giram em torno desses corpos ideais”, afirma.
Receba nossos melhores conteúdos por email
Inscreva-se nas nossas newsletters
Obrigada pelo interesse!
Encaminhamos um e-mail de confirmação
Na entrevista, Gualano, que é coordenador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (HCFMUSP), fala ainda a respeito dos remédios usados para combater a obesidade e sobre como influenciadores fitness são inimigos da saúde pública. Ele defende que uma rotina de exercício físicos seja estimulada por políticas públicas e diz que práticas de atividades mais moderadas são muito válidas.
Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima
No link abaixo e também no Deezer, no Spotify, no Apple Podcast e no YouTube, você escuta este episódio.
-
CAPA Qual é a sua vaidade?
-
1Reportagem Ninguém mais vai ficar velho?
-
2Depoimento Você é uma pessoa vaidosa?
-
3Podcast da semana Bruno Gualano: "O mundo fitness é individualizante e egoísta"
-
4Reportagem Não fale (bem ou mal) sobre o corpo alheio
-
5Bloco de notas Livros que debatem os padrões de beleza