Bianca Solléro: "A depressão pode ser invisível" — Gama Revista
Estamos mais deprimidos?
Icone para abrir
Ilustração: Isabela Durão

3

Podcast da semana

Bianca Solléro: "A depressão pode ser invisível"

Para psicóloga especialista em criatividade, problema de saúde mental pode denunciar um sintoma da empresa e não deve ser tratado como um “mimimi”

Isabelle Moreira Lima 25 de Agosto de 2024

Bianca Solléro: “A depressão pode ser invisível”

Isabelle Moreira Lima 25 de Agosto de 2024
Ilustração: Isabela Durão

Para psicóloga especialista em criatividade, problema de saúde mental pode denunciar um sintoma da empresa e não deve ser tratado como um “mimimi”

A pressão e a velocidade do mercado de trabalho de hoje fazem o ambiente perfeito para problemas de saúde mental como o burnout e a depressão. E, mais, para que não sejam notados. “Às vezes a depressão é invisível. Ela fica num estado interno em que a pessoa que tem o problema o recusa”, afirma a psicóloga Bianca Solléro, que trabalha com foco no mercado de trabalho e é a entrevistada do Podcast da Semana sobre depressão no trabalho.

MAIS SOBRE O ASSUNTO
Natália Mota: ‘Vivemos uma epidemia de burnout’ — Gama Revista
Burnout: “Você não pode dar conta de tudo”, diz o psiquiatra Rodrigo Bressan
Christian Dunker: “Cada época tem uma visão do que é o sofrimento”

Solléro, que faz mentorias e também atende na clínica e em empresas, explica as diferenças entre depressão e síndrome do burnout. “Os sinais mais óbvios da depressão é o desinteresse, a procrastinação excessiva, a não entrega. Às vezes, quando uma pessoa que está encrencando muito com questões simples, ela pode estar escondendo uma depressão. Já a pessoa com estresse e em burnout tem uma aceleração dos pensamentos. É uma pessoa que não dá conta de parar de pensar nas coisas e que está fazendo”, afirma.

 Divulgação

Ao Podcast da Semana, Solléro fala sobre o impacto devastador dos problemas de saúde mental para a produtividade e o que é preciso saber e fazer para cuidar melhor da saúde mental. “Precisamos parar de achar que uma pessoa depressiva está com mimimi, é um problema coletivo. Uma pessoa em equilíbrio emocional é muito mais produtiva e criativa”, afirma. “A depressão pode denunciar um sintoma que é da empresa”

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

No link abaixo e também no Deezer, no Spotify, e no Apple Podcast, você escuta este episódio.