Podcasts para entender mais sobre a depressão — Gama Revista
Estamos mais deprimidos?

5

Bloco de notas

Podcasts para entender mais sobre a depressão

Programas com diferentes enfoques informam sobre como a doença nos afeta e como buscar tratamentos adequados

Podcasts para entender mais sobre a depressão

Emilly Gondim 25 de Agosto de 2024

Programas com diferentes enfoques informam sobre como a doença nos afeta e como buscar tratamentos adequados

  • O podcast Modo de Viver, novo programa da Folha de S. Paulo, discute temas ligados à saúde e bem-estar da sociedade brasileira contemporânea em uma mistura de relatos pessoais e entrevistas com especialistas. O primeiro episódio pauta a ansiedade. O intuito é investigar como o que era para ser um mecanismo de defesa entre os humanos se tornou um transtorno que afeta 21% dos brasileiros, segundo o Datafolha. A apresentação é da repórter Bárbara Blum, que convida Luana Marques, professora de psicologia associada à Universidade de Harvard, e Jeane Tavares, doutora em saúde pública. Serão no total oito episódios lançados semanalmente às quartas-feiras.

  • Em 2021, uma das cantoras mais proeminentes na cena do rap nacional, Karol Conká, participou do Big Brother Brasil. A consequência foi o tombo de sua carreira, uma avalanche de críticas e o cancelamento nas redes sociais. Ao fim, sua saúde mental entrou em declínio. Em agosto de 2024, a artista falou para o g1 sobre como lidou com a depressão e com a intensidade dos sentimentos negativos.

  • Envelhecer pode ser difícil: ter a movimentação limitada pelas condições físicas, um luto mais recorrente e o medo do futuro. Sentimentos que podem fomentar um estado depressivo em idosos. O podcast Entrementes aborda o tema no episódio 39, com uma entrevista com a doutora Márjori Dulcine, reumatologista do Hospital das Clínicas da FMUSP e diretora médica da Pfizer Brasil. A especialista revela que existe mais dificuldade de identificar o quadro na terceira idade porque esse público não reconhece a depressão como uma doença, e sim uma condição natural ao envelhecimento. O programa foi gravado no contexto da pandemia de covid-19, mas segue sendo atual.

  • O programa Esquizofrenoias convidou a jornalista Maria Cândida e, durante o episódio, ela revelou que ela com depressão pós-parto. Disse que a gravidez foi normal e admirável, mas no momento em que percebeu que agora tinha um papel de mãe a ser cumprido, sua saúde foi afetada. Ela também contou que lidou com burnout pelo trabalho excessivo e teve crises de pânico. O programa é um relato sincero e sensível que convida a refletir sobre a própria vida. Também funciona como um alerta para cuidados no processo de se tornar mãe e na jornada de trabalho.

  • Produzido pela jornalista Bárbara dos Anjos Lima, o Estamos Bem? convidou a psiquiatra Jéssica Martani para o episódio “Aquele Sobre Depressão”. No programa, além de abordar os sintomas que a doença pode apresentar, a médica indica meios de procurar tratamento e chegar a cura. O passo inicial é buscar acompanhamento médico com psicólogos e psiquiatras, que podem indicar diferentes formas de tratamento.

  • A célebre escritora brasileira Geni Guimarães lidou com uma depressão grave por 15 anos após perder o companheiro, em 2003. Ela, que já havia ganhado o Prêmio Jabuti de literatura juvenil em 1990, passou o período da doença afastada da escrita. No episódio biográfico do podcast Pessoas: Vidas Negras, a autora conta que voltar a escrever em 2019 foi um ato de salvar a si mesma.

  • O episódio “O Tratamento Psicanalítico da Depressão”, do podcast Psicanalista de Boteco, traz uma conversa sobre como a depressão opera nas pessoas. O programa conta com a participação do psicanalista Alexandre Patricio de Almeida e do psicólogo Felipe Pereira Vieira.

  • No episódio “Depressão”, do Não Inviabilize, Déia Freitas conta o quadro de depressão de Gabi, uma internauta do programa. Após o relato, a contadora de histórias convidou diferentes psicólogos para explicar mais sobre a doença a partir do caso. A apresentadora também deu orientações para acessar atendimentos gratuitos de ajuda em casos de emergência.

  • Quando se é homossexual, muitas vezes a pessoa pensa que precisa de sucesso em outras áreas, principalmente no âmbito profissional. Essa busca por superar as expectativas constantemente causa pressão e desenvolvimento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. O tema é abordado em “Gay, Você Tem Medo do Fracasso?”, do PodeGay, com os psicólogos Jonnanh Nascimento e Lucas De Vito.

  • A revista SuperInteressante lançou o programa “Terapia”, em parceria com o psiquiatra Alexandre Valverde. O podcast tem dez episódios que abordam assuntos ligados à saúde mental — desde expressões da sexualidade até violências. O objetivo é informar formas de identificar fobias e transtornos e como buscar tratamentos. Também é recheado de curiosidades sobre cada tema.