3
Podcast da semanaAline Wolff: "Ficar atento por horas gasta energia física"
Psicóloga que é coordenadora de preparação mental do COB diz que é importante “economizar” a atenção e fala da importância do descanso para render melhor
- @gamarevista
- bem-estar
- comportamento
- esporte
- psicologia
- trabalho
Aline Wolff: “Ficar atento por horas gasta energia física”
Psicóloga que é coordenadora de preparação mental do COB diz que é importante “economizar” a atenção e fala da importância do descanso para render melhor
Tentar ficar focado o tempo todo pode ser contraproducente. Isso porque a atenção total é algo que nos exige muito fisicamente. O melhor é saber alternar períodos de foco e de descanso. A opinião é da psicóloga clínica do esporte Aline Wolff, que é coordenadora de preparação mental do Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, e responsável pelo atendimento da ginasta medalhista Rebeca Andrade. Wolff é a entrevistada da edição sobre foco e atenção do Podcast da Semana
- MAIS SOBRE O ASSUNTO
- Qual o barato de correr?
- Dor e esporte: qual o limite do atleta?
- O desafio da saúde mental dos atletas
“A nossa capacidade de atenção é limitada. As pessoas acham que a gente consegue ficar atento por horas e horas. Isso não é verdade. Gasta energia física. Quando a gente precisa fazer uma tarefa que nos exige muita atenção, a gente fica exausto depois. O cansaço é real. Parece que alguma coisa passou por cima da gente”, afirma Wolff.
Ao comentar a declaração de Andrade sobre pensar em receitas minutos antes de se apresentar nas Olimpíadas de Paris, Wolff afirma que ela estava “economizando foco” e que desse jeito ficava com o “foco muito mais limpo na hora que realmente importa”, diz.
Receba nossos melhores conteúdos por email
Inscreva-se nas nossas newsletters
Obrigada pelo interesse!
Encaminhamos um e-mail de confirmação
Wolff disse que o fato da ginasta brasileira não ter colocado a atenção de seu treinamento e apresentação na norte-americana Simone Biles foi fundamental para seu sucesso e que isso vem do seu autoconhecimento. “Ela está focada no que ela pode controlar. Ela está focada nela mesma. Ela sabe o que ela pode”, afirma.
Foto de Leo Martins
Autora de “Pensamento Campeão: Melhorando o desempenho esportivo por meio da preparação mental” (Editora Cognitiva, 2015), Wolff fala sobre a importância do descanso para ter foco e atenção de qualidade. “Se há uma demanda e não há um terreno fértil, que é um corpo descansado, uma mente mais fresca, com boas noites de sono, esse foco não vai fluir. E aí o que gera isso? Frustração. A pessoa começa a se sentir incompetente.”
Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima
No link abaixo e também no Deezer, no Spotify, no Apple Podcaste no YouTube, você escuta este episódio.
- Pensamento Campeão: Melhorando o desempenho esportivo por meio da preparação mental
- Aline Arias Wolff
- Editora Cognitiva
- 160 páginas
Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos da Gama, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo.