Alexandre Coimbra Amaral fala sobre mudança de vida — Gama Revista
Como seu ano começou?
Icone para abrir
Domínio público

2

Podcast da semana

Alexandre Coimbra Amaral: "O Ano Novo acontece com ações que operamos sobre a vida"

Psicólogo e escritor, ele fala que não se pode esperar que uma bênção caia do céu na virada do ano sem agirmos e que é importante compartilhar decisões para se encher de coragem e que elas aconteçam

Isabelle Moreira Lima 15 de Janeiro de 2023

Alexandre Coimbra Amaral: “O Ano Novo acontece com ações que operamos sobre a vida”

Isabelle Moreira Lima 15 de Janeiro de 2023
Domínio público

Psicólogo e escritor, ele fala que não se pode esperar que uma bênção caia do céu na virada do ano sem agirmos e que é importante compartilhar decisões para se encher de coragem e que elas aconteçam

O que o Ano Novo significa para você? Para muita gente, é a hora de iniciar projetos e fazer mudanças na vida pessoal, no trabalho, no amor. Mas tem gente que espera que essa mudança caia do céu. “Há o risco desse momento de Ano Novo ser minimizado pela simples celebração de recomeçar a vida. Mas é muito mais drástico e difícil do que bater duas taças de Champagne e soltar fogos. Muita gente acha que o ‘Feliz Ano Novo’ é quase uma bênção que cai na cabeça das pessoas e a vida vai melhorar. Mas o Ano Novo acontece com ações que eu operamos sobre a vida”, diz o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral, convidado desta edição do Podcast da Semana.

Autor de livros como “A Exaustão no Topo da Montanha” (2021) e de “Cartas de um Terapeuta para seus Momentos de Crise” (2020), ambos publicados pela Paidós, Coimbra fala sobre como o início de um ano propicia mudancas justamente porque estamos refletindo sobre a nossa vida e colocando nossas escolhas em perspectiva. Segundo ele, é importante falar com amigos e familiares sobre esses pensamentos, com pessoas que “vibrem” na mesma sintonia. “Essa experiência, em que todas as pessoas se fazem a mesma pergunta – ‘o que quero pra mim de novo?’–, e uma experiência que fortalece as pessoas para tomar coragem de transicionar na vida, de fazer mudanças na sua identidade. Isso vem de uma concepção de ser humano que precisamos lembrar: somos seres sociais, não somos apenas indivíduos”, afirma.

Apresentador do podcast “Cartas de um Terapeuta” e colunista do jornal Valor Econômico, ele fala ainda sobre como vivemos muitas vidas dentro de uma única vida e como os relacionamentos podem morrer e renascer.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

Edição de som: Pedro Pastoriz

No link abaixo e também noDeezer, Spotify, Apple Podcast, Google Podcast você escuta este episódio.