Travesseiro Nasa
A agência espacial americana não fabrica almofadas, mas esta ficou famosa por importar a mesma tecnologia de assentos de aeronaves
-
O que é
Um travesseiro de espuma viscoelástica, material feito a partir de poliuretano, uma fibra desenvolvida pela Nasa para revestimento de naves espaciais nos anos 1960. Dois engenheiros terceirizados da agência norte-americana, Charles Yost e Charles Kubokawa, criaram uma espuma de “alta dissipação de energia” para ser utilizada nos assentos, capaz de amortecer o impacto nos astronautas em caso de colisões. Como se moldava ao corpo, a espuma distribuía o peso de maneira uniforme, uma característica de valor para viagens espaciais – mas também para um sono tranquilo. Dez anos depois, em 1976, quando a patente se tornou domínio público, a “espuma da Nasa” passou a ser usada por diferentes empresas, até chegar aos travesseiros.
-
Quem faz
O famoso material espumoso saiu das naves espaciais em Houston para chegar até o Brasil em 1999, quando houve o primeiro registro da tecnologia no país pela fabricante norte-americana Tempur-Pedic. Os travesseiros, entretanto, só ganharam a fama e a associação com a Nasa depois que a empresa santa catarinense Marcbrayn começou a fabricar o produto e usou o astronauta brasileiro Marcos Pontes como garoto-propaganda. Atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, é engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), e realizou, em 2006, uma missão de dez dias no espaço em uma nave russa, a Soyuz, depois que os Estados Unidos adiaram diversas vezes a promessa de uma viagem em aeronave americana. Desde o feito, a Marcbrayn usa o astronauta nas embalagens de travesseiros, e diz ter faturado cinco vezes mais com o rosto de Pontes.
-
Porque é tão desejado
Pode dobrar, enrolar ou amassar o travesseiro da Nasa o quanto e pelo tempo que quiser – depois de apenas 30 segundos ele irá retornar a sua forma original. É o tipo de travesseiro que se adapta não somente à mala ou mochila, mas ao formato do rosto e pescoço, produzindo um encaixe perfeito para uma boa noite de sono. Segundo a marca, tal característica facilita a circulação sanguínea e ajuda a prevenir dores musculares. O site da Marcbrayn promete ainda que é antiácaro, antifungo e antialérgico.
-
Vale?
Bom lembrar que apesar do número de benefícios, o travesseiro da Nasa pode não ser o mais adequado para todos. Entre os diferentes modelos disponíveis no mercado, de pena de ganso, pluma ou espuma, é preciso saber escolher a melhor opção para você – que segundo especialistas, depende da posição que você prefere dormir.
-
Como comprar
Se você mora em Joinville, pode adquirir o travesseiro da Marcbrayn na própria loja. Se não, Americanas, Casas Bahia e Mercado Livre têm opções da marca para entrega. Os preços variam de R$ 55 a R$ 300, a depender do modelo, formato e tamanho escolhidos.