Galo do Tempo
Azul para seco, rosa para chuva. De origem portuguesa, esse objeto é capaz de prever o tempo e fez muito sucesso durante a década de 70 e 80
-
O QUE É
Não é magia, é tecnologia. Conhecida como “Galinho do Tempo”, essa miniatura tem o formato do animal que lhe dá o nome e uma coloração característica: pés amarelados, crista avermelhada e um corpo que, a depender da temperatura e da umidade ambiente, pode ser esbranquiçado, azulado ou rosado. Um pouco maior do que a palma da mão de um adulto, esse souvenir promete uma previsão do tempo certeira. De acordo com o pequeno manual de instruções do galo, ele apresentará a coloração branca ou cinza quando a temperatura estiver entre 17 e 26 graus Celsius, rosa quando a temperatura estiver abaixo dos 15 graus e azul quando ela estiver acima dos 27. Firmado em uma pequena base de madeira, é comum que o objeto permaneça perto das portas principais de residências e sirva como um indicador se você deve sair de casa com ou sem guarda chuva, uma vez que também pode dar pistas sobre a umidade do ar e as chances de precipitação.
-
QUEM FAZ
Inúmeras cópias brasileiras foram fabricadas ao longo dos anos, mas o verdadeiro galinho do tempo tem origem portuguesa. Criado em 1960 por José Dias Cardoso, o objeto foi inspirado no Galo de Barcelos, um dos principais símbolos de Portugal. A empresa de Cardoso já fabricava higrômetros, instrumentos que medem a umidade da atmosfera, mas foi o novo design do produto que chamou a atenção do público e catapultou o galo para o sucesso.
-
POR QUE É TÃO DESEJADO
Em um mundo pré-internet, ter a previsão diária do tempo na porta da sua casa era uma vantagem e tanto. A dúvida que ficava era se o objeto de fato funcionava. Isso pode ser surpresa para muitos, mas há uma base científica sólida por trás do galinho. O objeto era pintado com cloreto de cobalto, um sal com uma propriedade curiosa – quando seco, ele tem uma coloração azulada. Quando umedecido, apresenta uma coloração cor de rosa. Assim, o galinho responde a temperatura e a umidade presente no ar e sua pintura se modifica de acordo com elas (no caso da umidade, coloração rosa para dias chuvosos e azul para dias secos). É verdade que isso funciona melhor em Portugal, onde o clima mediterrâneo garante um verão seco e quente e um inverno frio e chuvoso, o que facilita a previsão do galo. O canal Manual do Mundo testou o galinho e chegou a conclusão de que, por mais que ele não funcione sempre no clima brasileiro, quando o galinho muda de cor é porque a chuva vem.
-
VALE?
Presente em casas de avós e tias, o galinho do tempo hoje é mais um objeto de decoração do que uma forma eficaz de medir a possibilidade de chuva. Apesar de funcional, o galo não consegue ser páreo a velocidade e a precisão da internet. Se você curte uma vibe mais old school e adora um penduricalho brega, o galinho cai bem na sua casa. Caso contrário, melhor deixá-lo no passado.
-
COMO COMPRAR
Atualmente, o produto não é o mais fácil de ser encontrado. Se você mora em Portugal, é possível entrar no site da José Dias Cardoso e achar locais de venda no país. Para quem está no Brasil, a melhor opção é procurar em lojas populares que vendem objetos de decoração. Pela internet, sites como Mercado Livre e Shopee vendem o galo, mas o preço fica na casa dos R$ 200.