Objeto de Análise -- Coletor Menstrual — Gama Revista
Reprodução

Coletor Menstrual

Uma alternativa ecológica para os absorventes, o coletor menstrual promete um ciclo com menos produção de lixo e mais autonomia

Andressa Algave 05 de Outubro de 2021
  • o que é

    Uma pequena taça em silicone cirúrgico, com cores variadas, vida útil entre 5 e 10 anos e textura maleável. O coletor menstrual, também apelidado de copinho, se popularizou nas redes sociais e site e fóruns femininos em meados dos anos 2010 com a proposta de ser uma alternativa mais ecológica em comparação aos absorventes internos e externos, e chamou a atenção de quem sofre com o desconforto com os métodos tradicionais ou se preocupa com uma opção mais sustentável para os ciclos. Basta introduzir o copinho no canal vaginal, encaixar com o colo do útero e esquecer dele por 12 horas – o tempo máximo recomendado. Após o uso, basta jogar fora o sangue coletado, lavar com água corrente e reutilizar. No fim do ciclo, o coletor tem que ser lavado com água fervente para desinfecção.

  • quem faz

    Os primeiros protótipos do que conhecemos hoje como coletor datam de 1860, mas com um nome bem diferente (e estranho): sacos catameniais. O modelo era criativo: consistia em um cinto, com uma haste que segurava um pequeno saquinho dentro do corpo. Por não ser muito prática, essa primeira ideia nunca foi comercializada e, em 1930, a inventora americana Leona Chalmers patenteou o primeiro coletor modernizado, o Tass-ette, semelhante aos existentes atualmente. Com o passar dos anos foram feitas adaptações no material do dispositivo – a borracha vulcanizada deu lugar ao látex e posteriormente ao silicone cirúrgico, uma material mais hipoalergênico que os demais. O formato também mudou: os primeiros coletores eram considerados pesados e grandes, e adaptações foram feitas para o encaixe em quem tem o colo do útero mais alto ou mais baixo, mulheres jovens ou com filhos.

  • por que é tão desejado

    O coletor é não é só uma boa opção para quem quer produzir menos lixo, mas também para quem sofre com as assaduras dos absorventes ou quer se livrar dos gastos a cada ciclo menstrual com outros métodos de absorção, dentre outras vantagens. Os preços são relativamente acessíveis e o custo-benefício compensa o gasto mensal com absorventes, já que a vida útil do copinho é de até 10 anos. Algumas pessoas, por outro lado, podem ter dificuldades com a adaptação ao método de coleta – o processo de inserção e retirada do coletor de dentro do corpo pode ser complicado e, se retirado da forma errada, pode causar dor. Algumas usuárias ensinam as melhores dobras para colocar o copinho no canal vaginal e recomendam que o pequeno cabinho da taça seja cortado para evitar desconfortos.

  • vale?

    O coletor pode não ser a melhor escolha para quem não se sente bem ao ver sangue ou para quem tem um fluxo mais volumoso. Não é recomendado para quem nunca teve relações sexuais, já que o uso pode romper o hímen, nem para mulheres puérperas, que deram à luz nos últimos 40 dias antes do uso. O processo de retirada e lavagem do copinho para reutilização precisa de um ambiente com espaço, privacidade e água limpa acessível, e pode parecer um pouco complicado nos primeiros usos, mas promete melhorar com a prática. O uso do coletor também possibilita algumas diversões que costumam causar desconforto com os métodos de absorção, como um mergulho na praia. O material maleável facilita que o copinho se adapte ao corpo. O custo também pode parecer alto de início, mas é um investimento único e válido por anos.

  • onde comprar

    O coletor pode ser vendido separadamente ou com algumas ferramentas de desinfecção, como copos ou panelinhas para a água quente, e pequenos estojos de tecido em sites especializados. Os preços podem variar entre R$ 69 e R$ 158, dependendo do kit escolhido.

VEJA TAMBÉM:

Lôta

Beauty Fridge

Sling

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação