Panchakarma no Sri Lanka e o elixir da imortalidade — Gama Revista
COLUNA

Marcello Dantas

Panchakarma no Sri Lanka e o elixir da imortalidade

Um dos ritos mais antigos mencionados nos textos védicos é a bebida Soma, que tem uma conexão intrigante com o nascimento do conhecimento ayurvédico

10 de Janeiro de 2024

Sri Lanka, uma ilha no Oceano Índico ao sul da Índia, é conhecida como a Ilha das Especiarias (Spice Island). O Ceilão, seu antigo nome, é famoso pela qualidade de seus chás, por suas lindas paisagens e pela sua biodiversidade. Depois de um período monárquico, esse território passou 500 anos como colônia de Portugal, Holanda e Inglaterra, tornando-se independente somente em 1948.

O Sri Lanka tem uma população majoritariamente budista, diferentemende da Índia, onde o budismo é quase insignificante diante da maioria hindu. E é conhecido pela tradição de sua versão da medicina ayurvédica integrada com fundamentos budistas, um dos sistemas de saúde mais antigos do mundo e que originou-se na Índia, há mais de 5 mil anos. A palavra “Ayurveda” vem do sânscrito e é uma combinação de “Āyus”, que significa “vida” ou “longevidade”, e “Veda”, que significa “conhecimento”, e pode ser traduzida como “conhecimento sobre a vida e a longevidade”.

Passei as últimas semanas imerso em um processo de cura chamado Panchakarma. Uma sequência de tratamentos, oleações, massagens, banhos de ervas, nutrição especial e remédios feitos de plantas locais. Nesse processo, surgem observações claras sobre como, na medicina ocidental, negligenciamos o toque e a totalidade do corpo. Na Ayurveda, muito mais holística, curar uma doença se faz ao equilibrar as três energias vitais do corpo. A cura somática considera o corpo não apenas como um recipiente para a mente, mas como um participante ativo no processo de cura. Ela explora como o trauma, o estresse e as emoções são manifestadas e armazenadas no corpo. A ideia de somatização vem da corporificação de todos os males.

Na Ayurveda, curar uma doença se faz ao equilibrar as três energias vitais do corpo

Eu pensei que o Panchakarma seria um detox de toda a vida agitada e entorpecida do mundo ocidental mas, para minha surpresa, essas ervas medicinais têm um poder alucinógeno enorme. Somado à vida sem álcool, sem carne e com poucos açúcares, torna seu organismo ainda mais sensível à sinais que, de outra forma, se confundiriam com os ruídos do dia a dia. Imagens se formam fotograficamente nítidas na visão, o imaginário vem forte. O isolamento geográfico e pessoal também te faz ouvir cada respiro. O corpo, para curar, purga. Os sabores fascinantes dos vegetais só podem ser sentidos se distanciados das proteínas animais, que carregam com elas outras memórias que se confundem com as nossas. Panchakarma é uma experiência das ervas, dos temperos e das medicinas de um conhecimento outro, de como entender a linguagem das plantas atuando sobre o corpo e a mente.

Um dos ritos mais antigos mencionados nos textos védicos é a bebida Soma, o Elixir da Imortalidade e que tem uma conexão intrigante com o nascimento do conhecimento ayurvédico. No Veda Rigveda [documento mais antigo da tradição hindu], Soma é descrito como uma planta oferecida aos deuses, cercada de grande misticismo e poder espiritual. Era tão reverenciada que chegou a ser considerada uma divindade. Várias plantas e substâncias eram identificadas como “Soma” em diferentes textos, sugerindo que Soma era mais um conceito holístico do que uma planta específica.

Acredita-se que várias plantas tinham qualidades “Soma-like”, incluindo ephedra, marijuana, cevada e darbha (kusha ou durva). Além disso, o grande médico ayurvédico Sushrut mencionou vinte e quatro plantas Soma, principalmente ervas nervinas que cresciam em lagos do Himalaia, indicando que Soma era parte de uma ciência inteira de preparações sagradas de plantas.

Os sabores fascinantes dos vegetais só podem ser sentidos se distanciados das proteínas animais

No contexto do yoga e das práticas espirituais, Soma é visto como um néctar secretado pela glândula pineal durante estados profundos de meditação, conhecido como amrita. Esse néctar é pensado para escorrer e se misturar com o chakra do coração, alinhando coração e mente. Soma, neste nível, refere-se ao chakra da coroa, que é aberto por indra (insight ióguico) e libera uma enxurrada de felicidade por todo o corpo. Este “Soma interno” é o principal assunto dos hinos védicos, embora os Somas externos também fossem importantes.

Coincidentemente ou não, a palavra grega para “corpo” é “σώμα” pronunciada “sóma”, e daí derivam termos médicos como ‘somatização’ e ‘psicossomático’. O termo ‘psicossomático’ refere-se à interação e influência mútua entre a mente (psique) e o corpo (soma). Na medicina e psicologia, ele representa como fatores psicológicos podem afetar o corpo físico, causando ou contribuindo para manifestações físicas de doenças ou condições de saúde. A compreensão holística da saúde era presente tanto na Grécia Antiga quanto na Índia Antiga. Ambas as sociedades desenvolveram bebidas psicoativas sagradas e secretas; na Índia, o Soma, e na Grécia, o Kykeon. Estas eram usadas em rituais de cura e de iniciação. As receitas do Soma e do Kykeon, por várias razões, foram perdidas e hoje, além de não mais aplicadas, difundem-se muitas especulações sobre do que essas bebidas poderiam ser feitas.

Aqui no Sri Lanka, a medicina ayurvédica é o serviço básico de saúde. A expectativa de vida do Sri Lanka [77 anos], um país muito mais pobre, é superior à do Brasil [75 anos] e igual a dos Estados Unidos [77 anos]. A cura e a longevidade são a razão da vida aqui; o segredo da vida pode estar em uma especiaria.

Marcello Dantas trabalha na fronteira entre a arte e a tecnologia em exposições, museus e projetos que enfatizam a experiência. É curador interdisciplinar premiado, com atividade no Brasil e no exterior

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões da Gama.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação