rap

Imagem de destaque do post
Ouvir

"Emicida Racional VL 2", novo álbum do rapper inspirado nos Racionais MC’s

O primeiro álbum de estúdio de Emicida desde "AmarElo" (2019) é um retorno às raízes no hip-hop. Em diálogo com os Racionais MC’s, ele propõe uma releitura de "Cores & Valores" (2014) num trabalho que reflete seu momento atual, marcado pela perda da mãe e o rompimento com o irmão e ex-sócio, Evandro Fióti. Numa "trilogia reversa", o terceiro volume, já lançado, é uma mixtape em que DJ Nyack combina vocais de Emicida com bases instrumentais dos Racionais. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Serena & Venus", o primeiro álbum de Tasha & Tracie

As gêmeas da Zona Norte de São Paulo criam uma narrativa ficcional sobre uma mulher que se arrisca no crime, vive uma paixão, é presa e acaba enfrentando a dor do abandono. Com 21 faixas que vão do rap clássico ao house, o álbum ganha ainda mais força com participações de Liniker, Bivolt, Bitrinho, DJ MF, Dona Kelly, Cecéu Muniz, Nath Fischer e MC Marks. Mais que ficção, o trabalho ecoa o passado das artistas, que tiveram os pais no sistema carcerário. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O álbum “Novo Testamento”, de Ajuliacosta

Pensamentos afiados sobre o mercado musical, relacionamentos, propósito e autoconhecimento dão corpo ao segundo álbum de estúdio da artista paulista, uma das principais vozes da nova geração feminina do rap nacional. Com 11 faixas e 25 minutos de duração, transita por sonoridades que vão do boombap clássico ao trap, passando pelo R&B. O disco conta com produção e parcerias de nomes celebrados da cena, incluindo KL Jay, Maffalda, Nave e Mu540. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Os novos ares de André 3000

Membro da lendária dupla de rap OutKast, André 3000 acaba de lançar seu primeiro álbum solo aos 48 anos. Mas "New Blue Sun" não é um disco de rap. Depois de anos colaborando com nomes como Beyoncé, Future e Kanye West, André oferece uma hora e meia de música instrumental minimalista, em que toca diversos instrumentos de sopro. Um prato cheio para rappers em busca de novos samples, ou para quem quer apenas relaxar e ouvir um pouco de flauta. (Isabela Durão)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O novo disco de Kendrick Lamar

Considerado por muitos o maior rapper de sua geração (e até de todos os tempos), K-Dot está de volta com seu novo álbum “Mr. Morale & The Big Steppers”. O quinto disco de Kendrick é o último de uma longa parceria com o selo de rap independente Top Dawg Entertainment. E já é possível ouvir uma das músicas do CD, The Heart Part 5, lançada com um clipe musical. O álbum completo fica disponível nas plataformas de streaming musical na sexta-feira, 13. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

Rap que fala sobre genocídio indígena

Criolo, Vincent Carelli e Sonia Guajajara são algumas das personalidades que participam do documentário musical "Meu Sangue É Vermelho", uma produção do rapper Owerá, indígena Guarani M’bya, em parceria com a produtora britânica Needs Must Film. O longa, que recebeu 17 prêmios ao redor do globo, acompanha Owerá em uma peregrinação pelas comunidades do Mato Grosso do Sul e Maranhão na tentativa de explicitar, por meio do rap, a realidade de indígenas brasileiros. O lançamento será na sexta (24), no Vimeo. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Certified Lover Boy”, o novo disco de Drake

Com quase um ano de atraso, o rapper Drake está de volta com “Certified Lover Boy”. Após o sucesso de “Scorpion” (2018), o músico canadense lança seu novo disco nesta sexta-feira (3). O projeto, que conta com arte do artista britânico Damien Hirst, e vem atraindo atenção de muita gente, incluindo uma antiga rivalidade de Drake: Kanye West, que acaba de lançar “Donda”. Os dois rappers, que já tiveram alguns desentendimentos no passado, iniciaram uma guerra fria nas redes sociais que culminou em endereços vazados, casas vandalizadas e muitas discussões entre os fãs. (Daniel Vila Nova)