@ajuliacosta

Vencedora do prêmio de melhor novo artista internacional no Bet Awards 2025, Ajuliacosta abre portas para o rap brasileiro feminino

Sarah Kelly 17 de Junho de 2025

Ajuliacosta foi reconhecida como a melhor nova artista internacional pelo BET Awards 2025, premiação que enaltece talentos afro-americanos e da diáspora africana. Com a premiação em um evento de prestígio global, a rapper paulista traz visibilidade ao rap nacional.

Eleita pelo voto do público, AJU desbancou nomes proeminentes da indústria como Abigail Chams (Tanzânia), Dlala Thukzin (África do Sul), Dr Yaro (França), KWN (Reino Unido), Maglera Doe Boy (África do Sul), Merveille (França), Odeal (Reino Unido), Shallipopi (Nigéria) e TxC (África do Sul). Ela é a segunda brasileira a levar o prêmio dessa categoria em 25 edições — o primeiro foi para o rapper carioca MD Chefe, em 2022.

A Queen Chavosa participou do podcast Podpah na última segunda-feira (16). Durante a conversa de quase duas horas, falou sobre como se mantém fiel a si mesma apesar da fama: “O mais importante é voltar para a sua quebrada e ter a noção de que você continua sendo você”. 

“Você Parece Com Vergonha” é um de seus recentes sucessos, lançado em julho de 2024. A faixa nasceu a partir de relatos de amigas sobre relações abusivas e pretende encorajar a reflexão de mulheres que passam por situações semelhantes, como conta neste post.

O feminismo vai além das letras: Ajuliacosta trabalha principalmente com mulheres e abre espaço para artistas fora do mainstream em seus shows. Também tem o projeto Set AJC, em que lança músicas em parcerias com outras rappers.

Aos 26 anos, ela concilia a carreira artística com a de empresária. Há nove anos, quando tinha 17, fundou a marca de roupa feminina AJC$hop. “Surgiu da minha vontade de me reafirmar dentro do movimento hip-hop. Eu tinha muita vontade de comprar, mas não tinha grana, então comecei a fazer”, disse em entrevista

Nascida em Mogi das Cruzes, Ajuliacosta começou a escrever e a se apresentar com o grupo Mistura de Fatos na adolescência. Entre idas e vindas na música, ganhou visibilidade com o EP “AJU”, em 2022. Viralizou em 2023 com um vídeo respondendo, em rima, à música “3AM”, de Sotam — parte de uma trend que reuniu várias rappers. A letra rendeu tanto que Sotam e Ajulia se reuniram para lançar um remix da faixa.

O seu primeiro álbum, “Brutas Amam, Choram e Sentem Raiva” (2023), explora a vulnerabilidade, o amor e a raiva. O disco faz uma contraposição a trabalhos anteriores em que a rapper construía a imagem de uma pessoa indestrutível, como revela nesta publicação.

Apesar de cantar sobre homens problemáticos, AJU revela o lado romântico com seu relacionamento de nove anos com o também empresário Massati. Ela compartilha bastidores de apresentações e viagens nas redes:

A rapper fez o primeiro show internacional no último ano e registrou os melhores momentos no vídeo abaixo. Já desenvolvendo seu próximo projeto, Ajuliacosta é uma das promessas do rap brasileiro.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação