A falta de confiança na Educação Superior (e em outras instituições) nos EUA — Gama Revista
COLUNA

Marcelo Knobel

A falta de confiança na Educação Superior (e em outras instituições) nos EUA

Situação é gravíssima e deve estar no radar das nossas instituições que, de modo geral, são menos sólidas do que as norte-americanas

14 de Fevereiro de 2024

O instituto de pesquisas Gallup publicou em 2023 os resultados atualizados da pesquisa que eles têm realizado regularmente sobre a confiança dos americanos no ensino superior. Os dados são alarmantes. A nova pesquisa mostra que a confiança dos norte-americanos em educação superior caiu drasticamente para 36%, valor que era de 57% em 2015 e 48% em 2018. Na realidade, os dados são de uma pesquisa mais abrangente, que monitora a confiança em 17 instituições norte-americanas, das quais muitas estão atualmente em seu mínimo histórico.

Assim, apesar dessa diminuição, a educação superior está em 4º lugar nas instituições de confiança nos EUA, atrás dos pequenos negócios (65%), militares (60%) e polícia (43%). As instituições que têm a confiança mais baixa por parte da população (menos de 20%) são os jornais, o sistema de justiça criminal, os noticiários televisivos, as grandes empresas e o Congresso Nacional, com apenas 8%.

Há um forte endividamento das famílias norte-americanas, que se desdobram para mandar seus filhos e filhas para a faculdade, e isso tem sido um tópico importante de debate naquele país

A pesquisa também perguntou a inclinação política dos respondentes, e assim foi possível identificar outras tendências interessantes e conectar essa queda com a polarização política. Entre os Republicanos, por exemplo, a confiança caiu de 56% em 2015 para 39% em 2018, e agora para 19% em 2023. É interessante notar que o único subgrupo que ainda têm majoritariamente confiança em Educação Superior são os Democratas (59%). Apesar de que todos os subgrupos estudados apresentam um declínio na confiança em Educação Superior, ainda existem lacunas persistentes entre os subgrupos políticos, nível educacional, gênero e idade.

A enquete infelizmente não investigou os possíveis motivos dessa queda tão drástica, e certamente são necessárias mais pesquisas para entender esse movimento. Mas é possível aventar algumas hipóteses. Nos Estados Unidos houve um aumento considerável dos custos de ES nos últimos anos, que têm suscitado uma série de discussões sobre a razão custo/benefício dos estudos pós-secundários.

Há um forte endividamento das famílias norte-americanas, que se desdobram para mandar seus filhos e filhas para a faculdade, e isso tem sido um tópico importante de debate naquele país. Além disso, é importante perceber o contexto, com o declínio da confiança de outras diversas instituições, que têm sido, junto com a ES, alvos de ataques de campanhas difamatórias e desinformação por parte de movimentos de direita que têm crescido muito nos EUA. Não parece ser à toa que outras instituições como a Suprema Corte (27%), Escolas Públicas (26%) e o Congresso (8%) também estão com a confiança abalada.

No Brasil, o Enem, que já chegou a ter cerca de 8,5 milhões de inscritos em meados da década passada, no último ano teve 3,9 de inscritos

Aparentemente o alcance das redes sociais tem multiplicado o poder das chamadas “desordens de desinformação”, que são criadas e replicadas por grupos poderosos com agendas próprias, e que encontraram um terreno fértil para confundir a sociedade e abalar as estruturas que sustentam as instituições dos EUA. Infelizmente esse fenômeno não se restringe aos EUA, e tem se espalhado pelo mundo, com muita força no Brasil. Não conheço uma pesquisa similar por aqui, mas temo que o resultado seria muito similar, senão pior, pois as instituições, de modo geral, são menos sólidas do que as norte-americanas.

Uma dica deste comportamento pode ser inferida, por exemplo, a partir do número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já chegou a ter cerca de 8,5 milhões de inscritos em meados da década passada, e que no último ano teve 3,9 de inscritos, seguindo abaixo de 4 milhões a partir da pandemia. Esses dados são complementados pela queda nos inscritos em diversos vestibulares, e pela alta taxa de evasão que temos visto nas universidades brasileiras (privadas e públicas) e na escassez de estudantes que querem seguir a Pós-Graduação em diversas áreas do conhecimento.

O resultado da enquete norte-americana alerta para uma situação gravíssima, que certamente deve estar no radar das nossas instituições, que são absolutamente fundamentais para a manutenção e fortalecimento da democracia.

Para ler mais:

Historically Low Faith in U.S. Institutions Continues

Ellen Hazelkorn (2023) “Is higher education worth it?”, resenha do livro: Simon Marginson, Brendan Cantwell, Daria Platonova, and Anna Smolentseva (eds.), Assessing the Contributions of Higher Education: Knowledge for a Disordered World, Edward Elgar Publishing, 2023. Higher Education

Marcelo Knobel Marcelo Knobel é físico e professor do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp. Escreve sobre ciência, tecnologia, inovação e educação superior, e como impactam nosso cotidiano atual e o futuro

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões da Gama.

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