Tamara Klink: viver outras realidades
Velejadora se tornou a primeira mulher do mundo a passar um inverno sozinha, dentro de um barco, no Ártico. “Pra mim o sentido de estar vivo é sentir. E isso basta”
A velejadora e escritora Tamara Klink, 27, passou oito meses em uma invernagem na Groenlândia, a bordo de seu veleiro. Ela chegou na região, ancorou o seu barco e esperou o mar ao seu redor congelar totalmente. Suportou temperaturas de -40oC e três meses sem luz solar. Com esse feito, se tornou a primeira mulher do mundo a passar um inverno sozinha, dentro de um barco (mas fora também), no Ártico.
- MAIS SOBRE O ASSUNTO
- O inédito trajeto da velejadora Tamara Klink
- ‘Ser condutor é uma das expressões mais fortes do conceito de liberdade’
- Txai Suruí: “As terras indígenas protegem a floresta”
Antes, ela cruzou o Atlântico Norte, navegando de Paris, na França, até Recife, no Brasil. E, ainda na infância, viajou com sua família para a Antártica, em uma das expedições lideradas por seu pai, Amyr Klink, e na companhia de suas irmãs e a mãe, a fotógrafa, Marina Bandeira Klink.
Viver isolada, trabalhando diariamente para sobreviver, transformou o jeito da Klink ver e estar no mundo. A leitura, a escrita e também os podcast sempre fizeram parte do seu cotidiano. Durante suas viagens, ela registrava seus sonhos e experiências. Esse material resultou em seus livros: “Mil Milhas” (2021) e “Um Mundo em Poucas Linhas” (2021) e também o infantil “Férias na Antártica” (2014), todos lançados pela Editora Peirópolis. Em 2024, lançou “Nós: o Atlântico em Solitário” (Companhia das Letras).
Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic
No link abaixo e também no Deezer, noSpotify, noApple Podcaste noYouTube você escuta o Podcast da Semana.
-
CAPA Deu vontade de ter outra vida?
-
1Reportagem Novas formas de abandonar o mundo real
-
2Podcast da semana Tamara Klink: viver outras realidades
-
3Artigo Fugir das notícias é o melhor que você pode fazer
-
45 dicas Como deixar a cidade grande para se refugiar no interior
-
5Bloco de notas Filmes e livros sobre viver em realidades alternativas