Txai Suruí: “As terras indígenas protegem a floresta” — Gama Revista
Como salvar a Amazônia?
Icone para abrir
Divulgação

3

Podcast da semana

Txai Suruí: "As terras indígenas protegem a floresta"

Grandes conhecedores da floresta, os povos indígenas são essenciais para a preservação da Amazônia, diz ativista

Luara Calvi Anic 04 de Setembro de 2022

Txai Suruí: “As terras indígenas protegem a floresta”

Luara Calvi Anic 04 de Setembro de 2022
Divulgação

Grandes conhecedores da floresta, os povos indígenas são essenciais para a preservação da Amazônia, diz ativista

Grandes conhecedores da floresta, os povos indígenas são essenciais para a preservação da Amazônia. “Sem floresta não tem vida. Hoje a gente já sabe que os territórios indígenas protegem mais do que as unidades de conservação”, diz a indígena e ativista Txai Suruí. Ela lembra ao Podcast da Semana dos estudos que apontam que essas áreas são as mais bem preservadas da região amazônica.

Aos 25 anos, Suruí foi a única brasileira a discursar na Cop 26, a Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), em Glasgow, na Escócia. “Os povos indígenas estão na linha de frente da mudança climática, e por isso devem estar no centro das decisões relacionadas com o futuro do planet”, falou a uma plateia de líderes mundiais.

Txai é filha do cacique Almir Suruí, liderança dos povos Suruí, em Rondônia. Estudante do último semestre de direito, ela é coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia.

“O Brasil nunca foi um lugar bom para os indígenas viverem, pelo menos depois de 1500. Só que hoje está pior. Porque mais do que omissão, a gente tem um incentivo do governo para que se invada e destrua nosso território”, disse ao Podcast da Semana.

Txai é também produtora executiva de “O Território”, do diretor Alex Pritz. O documentário mostra a história do povo Uru-Eu-Wau-Wau pela defesa de suas terras. Vencedor de duas categorias Festival de Sundance 2022, chega aos cinemas brasileiros no dia 8 de Setembro.

Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic

Edição de som: Roberto Soares

No link abaixo e também no Deezer, Spotify, Apple Podcast, Google Podcast você escuta este episódio.