Achamos que vale
-
Ler |
O novo livro de Mia Couto sobre linguagem e colonialismo
O escritor moçambicano volta a tratar da leitura e escrita como temas centrais de seu novo romance, "A Cegueira do Rio" (Companhia das Letras, 2024). Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, em meio a um conflito por território entre Alemanha e Portugal dentro do país africano, são as palavras que se tornam tábuas de salvação para a população local. Uma história de subversão do domínio colonial através da língua. (Leonardo Neiva)
-
Assistir |
A série “Invejosa”, sucesso argentino da Netflix
Prestes a fazer 40 anos, Vicky (Griselda Siciliani), uma mulher competitiva e sonhadora que só pensa em se casar, se vê desesperada ao terminar um relacionamento. Ela protagoniza a comédia dramática argentina "Invejosa". Entre cenas cômicas e de pura vergonha alheia, surge também a melancolia, sobretudo quando a personagem vai à terapia — é lá que descobrimos, assim como Vicky, que o buraco da inveja é muito mais embaixo. (Ana Elisa Faria)
-
Ouvir |
Um podcast sobre memória, território e arte, do Instituto Tomie Ohtake
O que a ilha de Itaparica, na Bahia, e Marajó, no Pará, revelam sobre o Brasil? É isso que "A parte pelo todo" propõe investigar, a partir de uma viagem por esses dois importantes territórios insulares, trazendo áudios de campo e conversas com personagens das ilhas. O podcast é apresentado pelo fundador do Acervo da Laje, em Salvador, José Eduardo Ferreira Santos, e terá seis episódios — sempre lançados às terças-feiras. (Sarah Kelly)
-
Ir |
Mostra +18 “Bruce LaBruce: sem censura”, no MIS-SP
Só para adultos: o MIS-SP apresenta uma exposição autoral que celebra a carreira provocativa do cineasta independente canadense, dividida em três seções: uma linha do tempo interativa da obra de LaBruce, que explora o sexo e a cultura queer; exibição de seus curtas experimentais; e a instalação "The Visitor", baseada no longa mais recente. Com entrada grátis, a mostra é uma parceria com o Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade. (Amauri Terto)
-
Assistir |
A sequência de “Gladiador”, com Paul Mescal e Denzel Washington
Um dos longas mais aguardados da temporada, "Gladiador 2" (2024) continua no cinema o grandioso universo da Roma recriada por Ridley Scott no épico original, vencedor do Oscar de melhor filme. Desta vez, Paul Mescal interpreta Lucius, filho do gladiador Maximus do primeiro longa. Com a ajuda de Macrinus (Denzel Washington), ele busca vingança contra o império, personificado nos personagens de Pedro Pascal e Joseph Quinn. (Leonardo Neiva)