Emanuel Aragão: "Viver sem culpa é uma fantasia" — Gama Revista
Você sente muita culpa?
Icone para abrir
Foto de divulgação com edição de Isabela Durão

3

Podcast da semana

Emanuel Aragão: "Viver sem culpa é uma fantasia"

Para psicoterapeuta e escritor, culpa é um sentimento estruturante e um farol para os nossos desejos: “É uma ferramenta de pesquisa”

Isabelle Moreira Lima 20 de Outubro de 2024

Emanuel Aragão: “Viver sem culpa é uma fantasia”

Isabelle Moreira Lima 20 de Outubro de 2024
Foto de divulgação com edição de Isabela Durão

Para psicoterapeuta e escritor, culpa é um sentimento estruturante e um farol para os nossos desejos: “É uma ferramenta de pesquisa”

“Achar que dá para viver sem culpa é uma fantasia. A culpa é um sinal fundamental de que existem regras e a gente não vive sem regras.” A afirmação é do filósofo, escritor e psicoterapeuta Emanuel Aragão, convidado do Podcast da Semana da edição sobre culpa. Segundo ele, esse sentimento é “estruturante”. “Dizer que você vai viver sem culpa é a mesma coisa que dizer que você vai viver sem lei.”

Autor do livro “Dez Princípios Antes do Fim: Enunciado para uma vida possível” (Maquinaria Editorial, 2024), em que parte da experiência do luto para falar de sentimentos comuns a todos nós. “A culpa é um processo muito importante no luto porque mostra que você está tentando se defender daquilo que é inexorável, que é o fim.”

Aragão, que mantém um canal no YouTube em que debate a neuropsicanálise, interseção da neurociência com a psicanálise a que dedica seus estudos e trabalho, já havia se dedicado ao tema da culpa em vídeos também. No Podcast da Semana, ele fala sobre a culpa pode aparecer nas relações amorosas e que é algo que experimentamos desde a infância.

Receba nossos melhores conteúdos por email

Inscreva-se nas nossas newsletters


Obrigada pelo interesse!

Encaminhamos um e-mail de confirmação

“Qualquer coisa que ameaça o seu sistema de vínculo vai surgir para você como um sinal de culpa. A culpa também é, como eu digo sempre, uma ferramenta de pesquisa. Então, não é algo que a gente tenha que se livrar ou a que se submeter, mas indica algum desejo”, afirma na entrevista que você ouve no player abaixo.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

No link abaixo e também no Deezer, no Spotify, no Apple Podcast e no YouTube, você escuta este episódio.

Produto

  • Dez Princípios Antes do Fim: Enunciado para uma vida possível
  • Emanoel Aragão
  • Maquinaria Editorial
  • 368 páginas

Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos da Gama, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo.