3
Podcast da semanaThiago Queiroz: "Sempre foi muito difícil trazer o homem para a conversa da parentalidade"
Psicanalista e criador do Paizinho, Vírgula!, que acaba de lançar “O Poder do Afeto”, fala sobre como homens não são preparados para “pensar em tudo”, algo fundamental para cuidar dos filhos
- @gamarevista
- comportamento
- família
- parentalidade
- psicanálise
Thiago Queiroz: “Sempre foi muito difícil trazer o homem para a conversa da parentalidade”
Psicanalista e criador do Paizinho, Vírgula!, que acaba de lançar “O Poder do Afeto”, fala sobre como homens não são preparados para “pensar em tudo”, algo fundamental para cuidar dos filhos
O que significa ser pai? O que é preciso fazer pra ser um bom pai? Nesta edição do Podcast da Semana, o tema é parentalidade e a conversa é com Thiago Queiroz, pai de quatro filhos, criador do blog Paizinho, Vírgula! e que lança “O Poder do Afeto” (Fontanar, 2024), livro em que propõe uma jornada de 21 dias com exercícios práticos para alcançar uma relação mais equilibrada e prazerosa entre pais e filhos.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Luciano Ramos: “A prática antirracista é necessária para a paternidade negra”
Dia dos Pais: amor em diferentes formatos
Dez livros sobre pais e filhos
Na entrevista, ele conta que em suas redes sociais são as mulheres que comentam e perguntam mais. “Sempre foi muito difícil trazer o homem para essa conversa. Isso é um sintoma da própria sociedade em que a gente vive”, afirma. Ele cita a licença-paternidade como o início do problema. “Não dá para falar sobre como a paternidade é importante se o Estado coloca que esse período. Qual é, então, a mensagem que a sociedade recebe sobre paternidade se você tem um filho e tem cinco dias corridos?”
Outra dificuldade citada por Queiroz é a falta de preparo para o cuidado desde cedo, enquanto as meninas são estimuladas desde cedo a brincar de bonecas, os meninos não são ensinados a cuidar. “Divisão de tarefa passa por entender que você tem que cuidar do todo, não é só 50%”, afirma.
No Podcast da Semana, Thiago Queiroz fala também sobre como cuidar de filhos destampa memórias esquecidas da nossa infância e de como traumas esquecidos podem voltar à tona. Ele aponta caminhos para uma paternidade mais feliz, justa e amorosa.
Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima
No link abaixo e também noDeezer, noSpotify, e noApple Podcast,você escuta este episódio.
- O Poder do Afeto
- Thiago Queiroz
- Fontanar
- 240 páginas
Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos da Gama, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo.
-
CAPA O que um pai consegue fazer em cinco dias de licença-paternidade?
-
1Conversas Vera Iaconelli: “Estamos passando para as crianças que é um horror cuidar delas”
-
2Reportagem Por que o Brasil tem uma das menores licenças-paternidade do mundo?
-
3Podcast da semana Thiago Queiroz: "Sempre foi muito difícil trazer o homem para a conversa da parentalidade"
-
4Reportagem Casais gays com filhos inspiram milhares nas redes sociais
-
5Bloco de notas Figuras paternas que marcaram as novelas