Daniel Becker fala sobre atual crise mental e emocional na infância — Gama Revista
Tá todo mundo ansioso?
Icone para abrir
Isabela Durão

3

Podcast da semana

Daniel Becker: "Há uma crise mental e emocional na infância sem precedentes"

Pediatra discute como o uso de telas e a ausência de vida ao ar livre afeta a saúde das crianças: “Elas ficam em casa e não brincam porque todas têm um celular nas mãos”

Luara Calvi Anic 07 de Julho de 2024

Daniel Becker: “Há uma crise mental e emocional na infância sem precedentes”

Luara Calvi Anic 07 de Julho de 2024
Isabela Durão

Pediatra discute como o uso de telas e a ausência de vida ao ar livre afeta a saúde das crianças: “Elas ficam em casa e não brincam porque todas têm um celular nas mãos”

Crianças e adolescentes estão ansiosos, deprimidos, com dificuldade para dormir e com a saúde mental comprometida em um nível sem precedentes. Esses problemas estão relacionados ao uso excessivo de telas, à falta de tempo dos pais e cuidadores, à ausência de atividades ao ar livre e também a alimentação industrializada, de acordo com o pediatra carioca Daniel Becker, entrevistado deste episódio do Podcast da Semana. “As crianças ficam em casa e não brincam porque elas todas tem um celular na mão”, diz a Gama.

Daniel Becker se considera um ativista pela infância. Com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, seus vídeos tratam da importância de brincar, de uma alimentação saudável, de como proteger as crianças que estão online e outros temas relacionados à saúde integral infantil. Becker é pediatra, sanitarista, médico do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colunista do jornal O Globo.

 Divulgação

Na conversa com Gama, ele trata do uso de celulares nas escolas, aponta os problemas da rotina das crianças hoje em dia, dos vícios a que elas estão sucetíveis e como pais e cuidadores podem proporcionar uma infância mais saudável aos pequenos. “O recreio é o último reduto do brincar na nossa sociedade, deveria ser ampliado. Se tem celular, vira um funeral, cada criança no seu aparelho.”

Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic

No link abaixo e também no Deezer, no Spotify, no Apple Podcast e você escuta este episódio.