Matemática Tatiana Roque fala das novas possibilidades da ciência
Qual o futuro da ciência?
Icone para abrir

2

Podcast da semana

Tatiana Roque: "O governo está emparedado, com restrições, mas a comunidade científica está precisando de alguns gestos a mais"

Ex-secretária de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro e professora titular de matemática da UFRJ fala dos desafios e das novas possibilidades da ciência hoje

Luara Calvi Anic 28 de Abril de 2024

Tatiana Roque: “O governo está emparedado, com restrições, mas a comunidade científica está precisando de alguns gestos a mais”

Luara Calvi Anic 28 de Abril de 2024
Isabela Durão

Ex-secretária de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro e professora titular de matemática da UFRJ fala dos desafios e das novas possibilidades da ciência hoje

A ciência no Brasil vive um momento desafiador. Além do negacionismo, que se revelou especialmente durante a pandemia da covid-19, a carreira de cientista enfrenta uma crise marcada por restrições orçamentárias e falta de estímulo à essa comunidade. O que, como consequência, compromete o seu avanço em diferentes frentes e também o desenvolvimento do país.

Neste episódio do Podcast da Semana, Tatiana Roque, professora titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-secretária de Ciencia e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro trata desse momento.

 Divulgação

A convidada é autora de “História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas” (Zahar, 2012), que foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2013; e de “O Dia em que Voltamos de Marte: As relações entre ciência e política em quatro séculos de história” (Crítica, 2021), que foi finalista do Prêmio Jabuti 2022.

Na conversa com Gama, Roque fala dos desafios da ciência hoje e também das possibilidades de transformação da sociedade por meio da pesquisa e da tecnologia. “A ciência e a tecnologia tem um papel estratégico para um projeto de desenvolvimento do país”, diz.

A professora também trata das críticas ao programa do Governo Federal apresentado recentemente e que pretende repatriar pesquisadores brasileiros que vivem e trabalham em outros países, uma resposta a chamada “fuga de cérebros”, relacionada a falta de oportunidades e investimento em ciência do país. A maioria das críticas parte de profissionais da área e está relacionada ao fato desse programa não colaborar diretamente para melhorar os problemas que a pesquisa enfrenta hoje.

“Entendo perfeitamente todas as restrições, o governo está muito emparedado, tem uma série de restrições do Congresso, tem o arcabouço fiscal, mas eu acho que a gente está precisando de alguns gestos a mais para a comunidade científica, para as universidades”, diz a Gama.

Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic

No link abaixo e também no Deezer, no Spotify, no Apple Podcast e no Google Podcast, você escuta o Podcast da Semana, da Gama.