O que você quer fazer diferente em 2025?
Mudar o estilo de vida, sentir menos culpa, avançar na carreira, trabalhar menos, ser feliz. Confira os desejos de pessoas de diferentes profissões e realidades
-
“Quero mudar meu estilo de vida. Se eu ficar vivendo como se eu tivesse 20 ou 30 anos, não vai rolar”
Lucybelle Ribeiro da Costa, 66, aposentada da indústria farmacêutica
“Só tenho amigos que a diversão é ir pra bar, tomar cerveja, comer e engordar. Preciso mudar minha rotina diária. Na pandemia passei dos 100 quilos, consegui emagrecer 2o… Agora estou procurando beber menos cerveja, não boto mais a garrafa na geladeira. Ela fica lá no carro, do lado de fora. E aí quando eu estou com vontade de tomar, mais para o final de semana, eu boto duas pra gelar. Porque se eu botar mais eu bebo… Se eu ficar vivendo como se eu tivesse 20 ou 30 anos, não vai rolar. Então eu tenho que me conscientizar para poder fazer as coisas de um outro jeito” (depoimento a Luara Calvi Anic)
-
“Quero ser mais ousada, sair da zona de conforto e me permitir errar e recomeçar quando necessário”
Jéssica Silva, 20, estudante de biomedicina
“Quero valorizar mais as pequenas conquistas do dia a dia. Ao longo deste ano, percebi que muitas vezes me cobrei excessivamente, buscando grandes realizações enquanto negligenciava os passos menores que me levaram até elas. Devido a busca incessante na minha vida acadêmica, negligenciei muitos momentos importantes com as pessoas que amo, como minha família e amigos, perdi momentos como a comemoração do aniversário dos meus pais, a formatura de conclusão no ensino fundamental da minha irmã e lazer com os amigos. Então em 2025 eu gostaria de priorizar esses momentos tão importantes, mas sem deixar de lado o meu crescimento pessoal e profissional. Aprendi que o equilíbrio entre a vida acadêmica e a vida pessoal é essencial, e é algo que planejo buscar mais. Se pudesse mudar algo, seria o hábito de adiar sonhos por medo ou por falta de tempo. Diversas vezes neste ano eu recusei ou adiei algum projeto porque não sabia se teria capacidade de realizar, ou por medo mesmo, sabe? Recusei mesmo sem tentar. Então em 2025, quero ser mais ousada, sair da zona de conforto e me permitir errar e recomeçar quando necessário.” (depoimento a Sarah Kelly)
-
“Em 2025 vou me dedicar aos meus amores”
Roger Ribeiro, 38, ator
“Em 2025 eu pretendo estar mais próximo da minha família, viajar por lugares ainda desconhecidos sempre em paralelo ao trabalho. Para ter uma mente criativa no mundo artístico preciso colecionar momentos, e não existe melhor combinação entre os meus maiores amores, minha família e minha arte. Por isso, em 2025 vou me dedicar aos meus amores.” (depoimento a Leonardo Neiva)
-
“Eu queria não sentir tanta culpa por me divertir e ter prazer”
Marina Bendix, 34, criadora do brechó Madame Bendix
“Sabe aquele momento em que você acorda e fala ‘ai, não acredito que eu bebi na terça-feira’ ou ‘nada a ver ficar com essa pessoa’? Queria me sentir mais tranquila com os meus desejos e as minhas escolhas, lidar melhor com elas. Acolher a ressaca, o doce, o estar acima do peso e ficar tranquila com os meus desejos. Então se eu pudesse escolher seria estar mais alinhada com as minhas escolhas e não me culpar tanto. Tenho muita difiuldade em aceitar o meu prazer, apesar de ser muito impulsiva e hedonista, então fico sempre entre o prazer e a culpa. Pra chegar nesse objetivo, muita terapia, maturidade e tentar não olhar tanto e pensar demais sobre as coisas. Uma vez isso alinhado, acho que terei a felicidade eterna.” (depoimento a Luara Calvi Anic)
-
“Meu desejo é viajar e ter mais tempo para mim e para minha família”
Luciana Vale, 48, contadora
“O ano de 2024 para mim foi um ano de muito trabalho. Foi um ano de muita dedicação e tive que abrir mão de bastante coisa, por isso quero priorizar minha família em 2025. Quero sim crescer o meu negócio, mas gostaria de ficar um pouco mais distante do [trabalho] operacional para poder viajar e ter mais tempo para mim.” (depoimento a Sarah Kelly)
-
“Continuar incansavelmente criando e incentivando grupos concretos de ajuda às pessoas”
Maurício Luchini, 61, padre
“Sou um sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana. A cada Natal comemoramos a vinda de Cristo ao mundo, mas por que isso aconteceu? Jesus veio ao mundo para devolver a cada ser humano sua própria humanidade. Isso é, ele veio para nos tornarmos mais humanos. Numa realidade marcada por violências e conflitos generalizados, todos os que creem em Deus são chamados a dar um testemunho de amor, justiça, compaixão e fraternidade. Meu desejo para 2025 é continuar incansavelmente criando e incentivando grupos concretos de ajuda às pessoas, sobretudo aos que têm fome de comida, mas igualmente de acolhida, de cultura e de dignidade!” (depoimento a Leonardo Neiva)
-
“Ano que vem eu tenho um propósito diferente, quero me aperfeiçoar no meu trabalho”
Adenice Borges de Sousa, 57, costureira
“Ano que vem eu tenho um propósito diferente, conquistar mais clientes, me especializar em alfaiataria de camisaria feminina e masculina. Antes eu trabalhava com couro, mas com o calor que tem feito em São Paulo a procura diminuiu demais. Quero melhorar o meu ateliê porque eu gosto de trabalhar com isso e para me aperfeiçoar” (depoimento a Luara Calvi Anic)
-
“Quero continuar aprendendo a ser mais gentil comigo mesma, ouvindo minhas necessidades”
Paula Saul, 31, publicitária
“O que eu quero fazer de diferente em 2025? Eu quero continuar aprendendo a ser mais gentil comigo mesma, ouvindo minhas necessidades e às vezes forçar a parada dessa engrenagem maluca de trabalho em que vivemos. Quero acreditar um pouco mais no meu potencial, no qual sinto que às vezes não boto muita fé. E por último não me sentir culpada por pensar em mim primeiro.” (depoimento a Leonardo Neiva)
-
CAPA O que você quer mudar em 2025?
-
1Sem categoria O que você quer fazer diferente em 2025?
-
2Reportagem Quer mudanças profissionais? Mostre mais o seu trabalho
-
3Podcast da semana Fernanda Queiroz: "O melhor momento para começar a fazer exercício físico é sempre agora"
-
45 dicas 5 dicas para ser um cidadão mais ativo na política
-
5Bloco de notas Livros que inspiram a mudar diferentes áreas da vida