5
Bloco de notas12 livros sobre autocuidado e saúde mental
A equipe da Gama reuniu uma lista de títulos que propõem uma vida melhor, com autoconhecimento e bem-estar
- @gamarevista
- beleza
- comportamento
12 livros sobre autocuidado e saúde mental
A equipe da Gama reuniu uma lista de títulos que propõem uma vida melhor, com autoconhecimento e bem-estar
-
“Autocuidado de Verdade: Um Programa Transformador Para Redefinir o Bem-Estar (sem cristais, purificações ou banhos de espuma)” (Editora Fontanar, 2023), de Pooja Lakshmin, aponta os caminhos para realmente cuidar da própria saúde física e mental em meio a um cotidiano cada vez mais estressante e exigente, o volume também critica duramente como marcas e influenciadores têm vendido soluções que acabam colocando ainda mais pressão sobre muitas mulheres já desgastadas. Você pode conferir um trecho da obra aqui no nosso site.
-
Em um mundo de ansiosos, o Brasil lidera o ranking de país que mais sofre com o transtorno. O psicólogo brasileiro Alexandre Coimbra Amaral “Toda Ansiedade Merece um Abraço” (Editora Paidós, 2023). O livro propõe uma conversa franca, empática e acolhedora sobre ansiedade.
-
As jornadas de trabalho intensas, a quantidade de horas conectados em redes sociais e a falta de tempo para lazer têm sido base da cultura do Burnout. Em “Não Aguento mais não Aguentar Mais: Como os Millennials se tornaram a geração do burnout” (Editora HarperCollins, 2021), a autora Anne Helen Petersen analisa a sobrecarga da sociedade em que os nascidos entre 1980 a 1990 vivem.
-
A jornalista Izabella Camargo sofreu com Burnout e precisou se afastar das atividades. Ao retornar, foi demitida pela empresa, o que a motivou a pesquisar mais sobre o tema. Em “Dá um Tempo!: como encontrar limite em um mundo sem limites” (Editora Principium, 2020) ela conta com mais de cem entrevistados, como Fernanda Montenegro, Padre Fábio de Melo e Nelson Motta a professores, formadores de opinião e especialistas no assunto.
-
“Talvez Você Deva Conversar com Alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós” (Editora Vestígio, 2020), de Lori Gottlieb, reflete como é a vida de um terapeuta, que diariamente lida com os traumas e sentimentos de outros de forma profissional e precisa lidar com os próprios. Gottlieb traz várias histórias relacionadas a própria experiência como terapeuta e também paciente.
-
Peter Attia era maratonista aquático até descobrir uma doença cardiovascular. Com o susto, percebeu que a medicina tradicional não está preparada para lidar com doenças relacionadas ao envelhecimento. Em “Outlive: A arte e a ciência de viver mais e melhor” (Intrinseca, 2023) manifesto escrito por Attia, traz a crença em uma estratégia personalizada e proativa. Confira um trecho aqui.
-
“A Quietude é a Chave” (Editora Intrínseca, 2019), de Ryan Holiday, apresenta o que é e como alcançar a quietude. Para ele, esse é o segredo para o sucesso de grandes personalidades. O autor se baseia em filosofias de Marco Aurélio (121 d.C-180 d.C.), Thich Nhat Hanh (1926-2022), John Stuart Mill (1806-1873) e Friedrich Nietzsche (1844-1900).
-
Se cuidar também é saber como amar. Bell Hooks propõe ver o amor como um ato revolucionário, em “Tudo Sobre o Amor: novas perspectivas” (Editora Elefante, 2021). Para a autora, o sentimento é capaz de transformar o niilismo, a ganância e a obsessão que dominam nossa cultura. O amor é o caminho para construir uma sociedade justa, igualitária e compromissada com o bem-estar coletivo.
-
Os escritores Francesc Miralles e Héctor García vão até Okinawa desvendar os segredos da comunidade japonesa que os faz ter uma vida longeva. No livro “Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz” (Editora Intrínseca, 2018) eles apresentam um guia com informações para encontrar o “ikigai”, que significa “razão para viver.”
-
Em “A Coragem de Ser Imperfeito: Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é” (Editora Sextante, 2016), de Brené Brown, toca em assuntos como vulnerabilidade, medo e imperfeição. A autora trabalha no livro como assumir essas sensibilidades é um ato de coragem e autoconhecimento que permitem viver de verdade e com intensidade.
-
Lidar com o racismo e resistir a ele é algo que afeta drasticamente a saúde, pela intensa violência que o preconceito causa. Em “Nós por Nós” (Conquista Editora e Coaching, 2021), Nayara Gomes e Ana Carolina Santos trazem 24 relatos de pessoas de diferentes áreas que praticaram o autocuidado consigo mesmos, para além das experiências negativas enquanto pessoas negras.
-
A terceira mulher negra a conquistar o título EGOT (Emmy, Grammy, Oscar, Tony), Viola Davis escreveu “Em Busca de Mim” (Editora BestSeller, 2022), uma autobiografia intensa para aqueles que buscam a autoaceitação. “Escrevi para quem precisa se lembrar de que a vida só vale a pena ser vivida se a encararmos com honestidade radical e coragem de abandonar as máscaras e apenas ser… você.”, descreve a autora.
-
CAPA O que é autocuidado pra você?
-
1Conversas Sueide Kintê: "No Brasil, autocuidado é redução de danos"
-
2Semana A batalha milenar dos homens contra a calvície
-
3Podcast da semana Vanessa Rozan: "Autocuidado, para mim, é tempo e terapia"
-
4Depoimento Como você se cuida?
-
5Bloco de notas 12 livros sobre autocuidado e saúde mental