Bloco de notas da Semana "Dá pra arriscar?" — Gama Revista
Dá pra arriscar?

5

Bloco de notas

Bloco de Notas

Um podcast de entrevistas com CEOs, um livro sobre startups de sucesso, uma empresa que fomenta o empreendedorismo negro. Confira dicas e referências da equipe Gama

5

Bloco de notas

Bloco de Notas

Um podcast de entrevistas com CEOs, um livro sobre startups de sucesso, uma empresa que fomenta o empreendedorismo negro. Confira dicas e referências da equipe Gama

Luara Calvi Anic 16 de Maio de 2021
  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Experiências de 12 jovens empreendedores brasileiros que já fizeram história estão elencadas no lançamento “FORA DA CURVA 3: UNICÓRNIOS E START-UPS DE SUCESSO” (Companhia das Letras, 2021), organizado por Florian Bartunek, um dos mais respeitados investidores do país, com o advogado Pierre Moreau e a jornalista Ariane Abdallah. A seleção dessa edição traz negócios que estão inovando em diferentes setores da economia, como Quinto Andar, Ifood, EBANX e Wildlife Studios.

  • Para suprir a falta de acesso de pessoas negras ao ecossistema de startups, a empreendedora Maitê Lourenço criou a Black Rocks, que oferece programas de aceleração, mentoria e desenvolvimento em inovação para esse público. Com proposta similar, o Afrohub fomenta o EMPREENDEDORISMO NEGRO oferecendo capacitação em gestão, finanças, vendas e comunicação – a última edição do programa, em setembro de 2020, foi totalmente online.


  • A série A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020), da Netflix, conta em quatro episódios a dura e inspiradora trajetória da PRIMEIRA MILIONÁRIA NEGRA SELF MADE dos EUA. Filha de pais escravizados, ela enfrentou o racismo, o machismo e a pobreza e construiu um império de produtos e salões de beleza no começo do século 20. Ela é interpretada pela ótima Octavia Spencer.


  • Como fazer um brainstorm para um novo negócio, como lidar com um investidor que quer ser seu sócio e dicas para registrar uma marca são temas abordados na seção de EMPREENDEDORISMO DO PODCAST NERDCAST. Quem apresenta é Alexandre Otonni (conhecido como Jovem Nerd) e Deive Pazos (conhecido como Azaghal), co-fundadores do site Jovem Nerd – que acaba de ser comprado pelo Magazine Luiza -, em conjunto com o empresário Flávio Augusto, fundador da Wise Up.

  • Em outros tempos, um novo empreendimento muitas vezes começava com um escritório. Hoje, o advento do home office vem mudando essa realidade. Nostálgico, o perfil __________office compartilha imagens de mesas de trabalho , lobbies, salas de espera e outros ambientes corporativos dos anos 1980 e 1990. Alguns dos primeiros computadores, celulares “tijolões” e itens de mobiliário kitsch aparecem nas fotos, garimpadas de livros e revistas da época.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Cientistas, cineastas, empresários, marqueteiros, advogados e administradores: pessoas de diversas áreas contam sobre suas TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS na nossa seção de entrevistas, Curriculum Vitae. Nas conversas com Gama, elas falam de erros e acertos do passado, discutem missão, paixão e motivação no trabalho e revelam os desafios que enfrentam no meio em que atuam.


  • Cada temporada do podcast LIKE A BOSS traz seis episódios com conversas de 30 a 40 minutos com líderes, diretores e fundadores de startups e empresas inovadoras. Já participaram nomes como Paula Paschoal, diretora geral do Paypal no Brasil, Fabien Mendez, CEO da Loggi, Victor Santos, CEO da Liv Up, e Candice Pascoal, CEO da Kickante.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    O americano Jimmy “MrBeast” Donaldson, de 22 anos, opera seis canais diferentes no Youtube que, juntos, somam 91 milhões de inscritos – o que o faz o MAIOR YOUTUBER DOS EUA. A reportagem do New York Times fala sobre como ele se inspira no bilionário Elon Musk para criar novos negócios – ele já lançou um aplicativo de games e até uma rede de hamburguerias de delivery.


  • Como empreender levando em conta a urgência da crise climática? Em um dos melhores TEDs de 2020, a professora Rebecca Henderson, da Harvard Business School, fala sobre novos olhares sobre os NEGÓCIOS PODEM SALVAR O PLANETA e reinventar o capitalismo. Ela é autora do livro “Reimagining Capitalism in a World on Fire” (PublicAffairs, 2020).

  • “O modelo que está morrendo é o do negócio que apenas pensa em lucro”

    Roman Krznaric, filósofo e autor do livro “The Good Ancestor: A Radical Prescription for Long-Term Thinking” (2020), sobre como é preciso considerar as gerações futuras para novos projetos de desenvolvimento que levem em conta a preservação do planeta.