Adriane Galisteu responde — Questionário Proust — Gama Revista
Questionário Proust

Adriane Galisteu

Apresentadora

07 de Janeiro de 2025

Aos nove anos, a paulistana Adriane Galisteu — hoje com 51 — começou a carreira como modelo. Mais tarde, no fim da década de 1980, integrou o grupo pop adolescente Meia Soquete. Em 1997, estreou como atriz na novela “Xica da Silva”, da extinta TV Manchete. Também fez teatro, cinema e escreveu um livro. Estabeleceu-se na televisão como apresentadora, passando por emissoras como MTV, RedeTV! e SBT. Atualmente, está na Record, onde apresenta o reality show “A Fazenda”. Ex-namorada de Ayrton Senna (1960-1994), ela está retratada na série “Senna”, da Netflix, sobre o piloto de Fórmula 1 — mas, de acordo com críticos e parte do público, a importância de Galisteu na vida do esportista foi mostrada de forma “diminuída” na obra.

  • 1

    Qual é sua ideia de felicidade perfeita?

    Um dia de sol, uma praia maravilhosa, ao lado de quem eu amo, sem passar vontade e com brigadeiro na mão. Olha que maravilhoso, eu vendi um samba! Acho que não tem nada mais perfeito do que isso. Eu sou uma mulher que ama a vida, sei que a felicidade é um estado de espírito, ela vem, ela vai. É difícil se manter na perfeição plena da felicidade, mas isso seria felicidade para mim.

  • 2

    Qual é o seu maior medo?

    Tenho medo de ficar doente. Não tenho medo de morrer nem de me jogar em novos desafios, mas tenho medo de não conseguir exercer o meu trabalho, de não conseguir curtir a vida — porque eu sou uma mulher que gosta de viver. Ficar doente é uma coisa que está um pouco fora do nosso controle e esse é um medo que eu tenho.

  • 3

    Que característica mais detesta em você?

    Minha impulsividade. Detesto também o fato de ser muito mais emoção do que razão, apesar disso ter me ajudado a chegar aonde cheguei. Mas tem horas na vida que a gente precisa ter mais razão do que emoção, e eu sofro com isso, porque sou uma mulher muito impulsiva, que toma decisões na base das emoções. Às vezes, eu brigo muito, amo muito, e tudo muito não é muito bom. Eu sou exagerada, sou impulsiva. Queria ser mais meio-termo.

  • 4

    Que característica mais detesta nos outros?

    Não gosto de gente melindrada, que fica sempre se achando vítima, que tudo é com ela e faz bico, faz um climão. Você não sabe o porquê da pessoa estar com aquela cara estranha. Gosto de resolver as questões, por mais difíceis que sejam, tem uma hora que você precisa sentar e resolvê-las.

  • 5

    Que pessoa viva você mais admira?

    Além da minha mãe, que é uma mulher admirável, eu vou falar do Fausto Silva. Ele é um cara tão generoso, que consegue misturar genialidade com generosidade. As pessoas não têm nem ideia. Eu falo que o coração dele é bem maior do que ele. Faustão já é um cara grandão, e o coração, maior ainda. Mas é difícil escolher uma única pessoa, né? A Oprah é uma mulher admirável. É difícil escolher uma pessoa só, eu tenho uma lista aqui.

  • 6

    Qual é a sua maior extravagância?

    É o consumo. Apesar de ter mudado muito e estar mais pé no chão, ainda tenho muitas vontades. Adoro viagem, acho que é o dinheiro mais bem gasto do mundo, mas é caro viajar, dentro do Brasil é caro, fora do Brasil é caro. Outra extravagância não é constante, mas quando eu posso não colocar nada na agenda, não trabalho nas sextas-feiras. Acho uma extravagância deliciosa e aumenta o meu fim de semana.

  • 7

    Qual é o seu estado mental atual?

    É sempre confuso, mas feliz. Eu tenho essa relação com a felicidade, tenho um pacto com as coisas boas. Mas o estado atual de uma mulher é sempre um estado de alerta. Estou sempre em estado de alerta com dez pés atrás.

  • 8

    Que virtude considera superestimada?

    As pessoas falam muito da minha força. Eu sei que sou muito forte mesmo porque a vida me fez assim, eu tive que ser forte, mas me vejo tão frágil às vezes, tão precisando de colo.

  • 9

    Em que ocasião você mente?

    Tudo é uma promoção na minha vida. Tudo o que eu compro estava na promoção, é uma coisa impressionante de pagar tudo pela metade do preço. Também tem a ver com o consumo; é muita sacolinha escondida no carro.

  • 10

    O que menos gosta sobre sua aparência?

    Não vou falar para vocês porque se eu não gosto, não quero que as pessoas reparem.

  • 11

    Que pessoa viva você mais despreza?

    *Ela não respondeu.

  • 12

    Que qualidade mais admira em um homem?

    Admiro os homens que conseguem aceitar uma mulher como ela é de fato, com todos os seus defeitos, com suas qualidades. Também tem que ser um homem seguro; é muito importante para uma mulher segura. Ter uma pessoa insegura ao lado é difícil de lidar. A minha segurança com o Alexandre vem também da segurança dele.

  • 13

    Que qualidade mais admira em uma mulher?

    Como mulher, admiro a mulher independente de alma. Aquela mulher que se gosta, que acredita em si, que não larga a própria mão e realiza seus sonhos. Essa mulher é admirável.

  • 14

    De que palavras ou frases você abusa?

    "Fundo do poço tem mola" e "esqueleto no armário". Eu uso, abuso e faço delas um ensinamento para a minha vida.

  • 15

    O que ou quem é o maior amor da sua vida?

    Tenho minha mãe, meu marido, meu filho. Meu filho veio para o mundo para me mostrar um amor que eu nunca pensei que tivesse. O amor de mãe para filho é uma coisa indescritível. É ver o coração bater fora do peito.

  • 16

    Quando e onde você foi mais feliz na vida?

    Se eu falar alguma coisa do passado, vou atestar o meu momento de infelicidade, não acho razoável. Meu momento de felicidade é este aqui: estou cheia de saúde, pronta para encarar todos os desafios da vida, para novos trabalhos, para aprender, para amar. Eu estou feliz da vida neste momento.

  • 17

    Que talento você mais gostaria de ter?

    Adoraria saber cantar bem. Apesar de ter exercido essa função durante um tempo na minha adolescência, não me dediquei a isso e queria nunca ter largado. Eu queria cantar muito bem, tocar um instrumento; acho genial quem sabe tocar um instrumento. Fiz aula de violão durante alguns anos e não consegui sair de uma música só, então me falta talento para isso mesmo.

  • 18

    Se você pudesse mudar uma coisa sobre você, o que seria?

    A minha impulsividade. Eu preciso lidar com ela o tempo inteiro. Por mais que a maturidade tenha chegado com um mar de calmaria, continuo muito impulsiva, isso eu mudaria mesmo.

  • 19

    O que considera sua maior conquista?

    Minha maior conquista é a minha história, que tinha tudo para dar errado. Cheguei aqui com muito trabalho, muita força e dedicação. Eu olho para a minha história e morro de orgulho.

  • 20

    Se você morresse e voltasse como uma coisa ou uma pessoa, o que você gostaria de ser?

    *Ela não respondeu.

  • 21

    Onde você mais gostaria de morar?

    Eu amo morar no Brasil, esse é meu país. Eu posso amar viajar, mas esse é o meu país, onde eu tenho minhas raízes, meus amigos, minha família, ainda que pequena, meu trabalho, meu público… Eu amo esse país com todos os defeitos dele.

  • 22

    Qual é o seu pertence mais estimado?

    Tenho um carro que ganhei do Ayrton, um Fiat Uno 1993, que eu não vendo, não troco, não empresto; morro de ciúme e tenho muito amor por ele.

  • 23

    O que você considera o nível mais baixo da desgraça?

    A fome. Nada pode ser pior do que morrer de fome. Uma tragédia abaixo da linha de qualquer coisa, acho que ninguém merece passar fome.

  • 24

    Qual sua ocupação favorita?

    Se for de trabalho, é exercer minha profissão, estar com o microfone na mão, apresentar "A Fazenda" que eu amo. Se for passeio, é poder ficar com a minha família na minha casa no interior.

  • 25

    Qual sua característica mais marcante?

    Uma característica é meu jeito de falar e de ser. Eu não escolho muito bem as palavras e acabo sendo forte demais em determinados momentos. Para algumas pessoas, até bruta, mas eu não percebo isso, é meu jeito de ser, eu sou nua e crua, direta e reta. Outra coisa da minha personalidade é saber dançar conforme a música, eu me adapto a situações, ou lugares, ao que está acontecendo.

  • 26

    O que você mais valoriza em seus amigos?

    O humor, a diversão e a disponibilidade. A amizade, de uma maneira geral, tem a ver com lealdade, com disponibilidade. Apesar de ter uma agenda corrida, eu sou uma pessoa disponível para os meus amigos. Pode tocar o telefone a hora que for que eu vou atender, vou trocar ideia, vou conversar, e acho que isso é uma coisa importante na amizade. Às vezes você fica sem ver aquela pessoa tanto tempo e quando encontra, parece que você estava jantando ontem. Essa relação de intimidade e de verdade faz toda a diferença.

  • 27

    Quais os seus escritores favoritos?

    *Ela não respondeu.

  • 28

    Quem é seu herói na ficção?

    *Ela não respondeu.

  • 29

    Com qual figura histórica você mais se identifica?

    As rainhas, mesmo loucas, mexem comigo. Chica da Silva mexe comigo. Essas mulheres que conseguiram fazer a diferença no mundo, mulheres fortes, rainhas importantes que, mesmo enlouquecidas, deixaram sua marca no mundo.

  • 30

    Quem são seus heróis na vida real?

    São essas pessoas que numa tragédia largam tudo e vão ajudar. São as pessoas que fazem a diferença. É admirável ver uma pessoa parando a vida para ajudar o outro. Fiz um trabalho lindo na pandemia: todo domingo eu entregava marmita para pessoas em situação de rua, e isso fez com que eu olhasse diferente para a questão da solidariedade, do cuidado e da humildade. Não era só entregar uma marmita, era entregar uma conversa com aquela pessoa, olhar no olho de alguém que até então se sentia invisível. Também olho para minha mãe como uma heroína. Se você voltar na história dela, uma mulher com poucas oportunidades, pouca informação, que passou por coisas muito difíceis na vida, mas está firme e forte dando exemplo para mim e para o meu filho.

  • 31

    Quais são seus nomes favoritos?

    Vittorio, Agnes, que era o nome da minha avó. Se eu tivesse uma filha, eu daria o nome de Agnes, mas amo Helena, acho lindo. Tem tantos nomes, amo o nome da minha mãe, Ema, acho incrível.

  • 32

    O que você mais detesta?

    A Mentira. Tive muitos momentos com a mentira, eu menti muito. Tive uma mentira grave na minha vida e foi por meio dela que vivi um trauma horroroso. Eu menti para os meus pais que ia num lugar com as minhas amigas e, na verdade, eu estava indo escondida com um namorado para outro lugar. Meu pai morreu naquela noite e ninguém me achava. Eu tive que sentir na pele a dor da mentira. Tenho pavor da mentira, tive outros momentos de mentira que não me levaram a lugar nenhum. Falo isso para o Vittorio todos os dias porque a gente demora para aprender essas coisas, e o quanto uma mentira pequena se transforma em uma coisa muito grande.

  • 33

    Qual seu grande arrependimento?

    *Ela não respondeu.

  • 34

    Como gostaria de morrer?

    *Ela não respondeu.

  • 35

    Qual é o seu lema?

    Acho que o "não desistir", não abrir mão das coisas que eu acredito, por mais impossíveis que elas pareçam no primeiro momento. Elas podem parecer improváveis, mas eu vou dar um jeito, se não der certo, eu tento de outra maneira, mas não desisto do que eu realmente acredito.

Foto de Bruno Fiorentino