@ca7rielypaco
Eletrônica, hip-hop, trap ou pop? A dupla Ca7riel & Paco Amoroso experimenta diferentes sonoridades e agora conquista ouvintes no mundo inteiro
Em homenagem ao mês da herança latina, os artistas argentinos Ca7riel & Paco Amoroso performaram no Tiny Desk, programa de apresentações acústicas ao vivo da rádio estadunidense NPR. A dupla teve uma considerável repercussão internacional: com mais de 6 milhões de visualizações, o vídeo já é um dos mais assistidos do canal da NPR.
O sucesso é justificado pela qualidade da apresentação, que mostrou uma nova versão dos músicos. Com canções cheias de recursos eletrônicos, como autotune e samples, eles tiveram de adaptar seu som ao formato acústico do Tiny Desk, transformando os beats em toques agitados da bateria. Ca7riel explica que trata-se de uma “música sem maquiagem, ‘mi amore’, com a carinha lavada como viemos ao mundo”.
Ca7riel & Paco Amoroso se conheceram aos 6 anos, coincidentemente os dois garotos tinham o mesmo sobrenome (Guerreiro) e sentaram-se lado a lado na escola. Mas a parceria musical só se consolidou em 2018, quando lançaram um single em conjunto. Antes disso, ambos tinham carreiras solo e já eram destaque na cena de música urbana na Argentina.
Em abril deste ano, a dupla estreou seu primeiro álbum, “Baño María”, que traz 12 faixas e um conceito de viagem pela noitada de festa. Embora já tenham declarado que não se interessam por temas políticos e sociais na hora de compor, eles usam o sarcasmo como ferramenta de denúncia. Um exemplo é a canção “La Que Puuede, Puede”, que referencia os privilégios de classe e ao governo de Javier Milei.
Com poucas publicações no Instagram, CA7RIEL & Paco Amoroso não são facilmente stalkeáveis. No entanto, não é difícil sentir a essência dos argentinos, que chamam a atenção logo de cara pelo estilo autêntico, que traz referências do street style e da moda dos anos 1990 e 2000
Quem assina os looks deles é a estilista La Negra. Ela explica a ideia por trás das roupas icônicas usadas por eles no Tiny Desk, que tinham a pretensão de transparecer “uma atitude sem esforço, como se nos importássemos muito em estar ali”, segundo Paco Amoroso. O chapéu peludo azul de Paco Amoroso e o colete de Ca7riel com corações de pelúcia foram essenciais para deixar a marca no público.
A energia caótica da dupla é traduzida em posts descontraídos e divertidos. Neste vídeo, Ca7riel aparece rebolando depois de acordar ao som do lançamento “MUMBAI”.
Já provaram ser artistas imprevisíveis com sons que passeiam por diferentes gêneros. Além disso, a criatividade extrapola a produção das canções: no palco do Lollapalooza Argentina 2024, eles surpreendem ao mergulharem numa banheira e não fazerem uma apresentação ao vivo, como o convencional, e sim uma audição coletiva. Eles anunciam: “talvez pensassem que íamos dar um show, mas a única coisa que nos interessava era fazer uma festinha na jacuzzi para ouvirmos juntos o álbum ‘Baño María’”.
Quando questionados sobre seu estilo musical, C4triel os define como degenerados. “Não sigo gêneros de nenhum tipo. Gosto de me vestir e me disfarçar. A música é estética para o ouvido, e posso me esconder atrás de qualquer coisa”, revela.