No endereço em que Anita Malfatti organizou, em 1917, uma exposição que influenciou a Semana de Arte de 1922, a brasiliense Poli Pieratti inaugura mostra em que traz as cores do cerrado e elementos de Brasília em imagens abstratas e figurativas. Vale ver de perto a representação da terra e da água nas pinturas da artista e o prédio histórico, assinado por Ramos de Azevedo, representante da arquitetura paulistana na virada do século 19. Até 5/9, das 11 às 18h (ter. a sex.), no Espaço Alto (rua Líbero Badaró, 336, 1º e 4° andar). (Luara Calvi Anic)
Um panorama da carreira de Carmela Gross está em cartaz no Sesc Pompeia até 25 de agosto na mostra gratuita "Quase Circo". Conhecida por realizar obras em grande escala que conversam com espaços urbanos, a artista visual paulistana expõe 14 trabalhos emblemáticos — como "Roda Gigante" (2019), "Escadas Vermelhas" (2024) E "Rio Madeira" (1990) — que dialogam com a arquitetura de Lina Bo Bardi. (Ana Elisa Faria)
Neste ano, a curadoria foi feita pela equipe Travessias, formada por nove integrantes brasileiros de diversas áreas, entre antropólogos, educadores e escritores, além de arquitetos e urbanistas. Por meio de debates, exposições e oficinas, o evento pretende chamar atenção para movimentos coletivos de resistência na arquitetura. Uma conferência da arquiteta Joice Berth, no Sesc Paulista, abre o evento. Toda a programação é gratuita. (Manuela Stelzer)
De 7/5 a 31/7, o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia), em São Paulo, vai ser a casa de parte das obras do artista plástico Frans Krajcberg (1921-2017). Com entrada gratuita, a mostra “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza” reúne cerca de 160 pinturas, esculturas, desenhos e gravuras do artista nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, cuja obra explora elementos da natureza, unindo arte e ativismo ambiental. (Leonardo Neiva)
A mostra ‘Magister Raffaelo’, realizada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-Faap) em São Paulo, homenageia o pintor e arquiteto, um dos grandes artistas do renascimento italiano. Com curadoria do historiador Claudio Strinati, conta com seis salas com conteúdo multimídia sobre a vida de Sanzio (1483-1520), as cidades que marcaram sua trajetória e reproduções de obras-primas. Vai até 12 de dezembro, com entrada gratuita. (Andressa Algave)
Em cinco episódios, o podcast "Copan: um edifício em movimento" destrincha a história por trás do cartão postal paulistano e marco da arquitetura moderna, desde a fundação, em 1950, até hoje. No primeiro episódio, lançado esta semana, a atriz Mika Lins, moradora há décadas, passeia pelos 35 andares do prédio icônico, e conversa com arquitetos e vizinhos anônimos e ilustres, como KL Jay, dos Racionais MC’s. A produção é da Associação Cultural Pivô e da livraria Megafauna. (Manuela Stelzer)