Luiz Filipe Souza: ‘Não é planejamento, é estratégia’
O chef Luiz Filipe Souza, do restaurante Evvai, tornou-se um empreendedor durante a pandemia. Não que ele já não fosse sócio do restaurante. Mas diante de tantas adversidades, precisou se adaptar e tomar decisões rápidas para manter seu negócio ativo neste primeiro ano de pandemia. “A maior habilidade que tem que incentivar e cultivar é a tomada de decisão rápida. É a flexibilidade, a resiliência, a maleabilidade como empresa e como negócio. Se eu tivesse continuado com meus dogmas, de como gostaria de ser, eu não estaria aqui contando a minha história”, afirmou em entrevista ao Podcast da Semana, que na edição de empreendedorismo fala de um dos setores que mais sofreu na pandemia, o dos restaurantes.
A receita do chef do Evvai para vencer as adversidades neste ano foi ousada: em vez de reduzir, expandir. Além de ter adaptado seu restaurante de alta gastronomia para o delivery e ter conseguido lançar novos menus-degustação, Luiz Filipe Souza abriu uma pizzaria, uma loja de biscoitos cuja renda é totalmente revertida em caixinha para os funcionários e abriu um mercado onde vende os produtos dos pequenos produtores que o atendem. Tudo isso para não demitir ninguém. “A minha equipe é o meu maior bem hoje”, ele afirma.
Na entrevista a Gama, Souza fala sobre os desafios da pandemia, de ser um empreendedor no Brasil, sobre o que acredita que é importante fazer para continuar empreendendo. Hoje, ele se reconhece até mais empreendedor do que chef.
No Spotify, na Apple Podcast, no Google Podcaste no link abaixo você escuta essa conversa.
Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima
Edição de som: Maurício Abbade