Achamos que vale
-
Ler |
Ancestralidade sul-americana no novo livro de Carola Saavedra
“O Manto da Noite” (Companhia das Letras, 2022) toca na ancestralidade indígena e na história violenta que circunda o continente. A autora de “Flores Azuis” traça uma viagem pela Cordilheira sul-americana, em que identidade e ancestralidade se confundem. Uma história em que “nada é somente o que diz ser”, nas palavras da também escritora Natalia Borges Polesso. (Leonardo Neiva)
-
Fazer |
Um curso sobre a história do café
Recomendado para baristas, estudantes e apaixonados pela bebida, o curso é ministrado por Cristiana Couto, jornalista especializada em gastronomia. As aulas contam desde os primeiros registros do café e sua difusão pelo mundo árabe até as primeiras cafeterias europeias e o plantio nas colônias. Mitos sobre a origem do grão e aspectos sociais da bebida, como seu desenvolvimento no Brasil, também serão discutidos. Inscrições aqui. (Manuela Stelzer)
-
Ir |
Quilombo e teatro no Inhotim
Disponíveis em Brumadinho a partir do dia 19/11, as exposições “Quilombo: Vida, problemas e aspirações do negro” e “O Mundo é o Teatro do Homem” discutem teatro e jornalismo negro. São homenagens ao jornal Quilombo, que circulou de 1948 a 1950, e ao Teatro Experimental Negro, que pautou protagonismo e psicodrama em suas ações. As apresentações vão até julho de 2023, com taxa de R$ 50 para entrada. (Andressa Algave)
-
Assistir |
Os anos 90 em “The Crown”
A quinta temporada da série da Netflix que mostra a vida da realeza britânica volta no dia 9/11 com o drama do divórcio de Charles e Diana. O trailer já dá um gosto do que está por vir: Bitter Sweet Symphony, do Verve, embala as cenas, que trazem Imelda Stauton como a rainha, Elizabeth Debicki como a princesa Diana e Dominic West, o eterno McNulty de "The Wire", que deve emprestar um carisma pouco comum a Charles. (Isabelle Moreira Lima)
-
Ouvir |
Um podcast sobre a vida e a obra de Lima Barreto
A Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles (IMS), lança o podcast “Lima Barreto: O negro é a cor mais cortante” em homenagem ao centenário da morte do autor de “Triste Fim de Policarpo Quaresma” (1915). Com cinco episódios e produção dos professores Beatriz Resende e Gabriel Chagas, especialistas na obra de Barreto, está disponível em todas as plataformas digitais. (Andressa Algave)