Bloco de notas
O dia a dia dos entregadores de aplicativo, o aumento do trabalho infantil na pandemia, as dores e as delícias do home office e o esvaziamento dos escritórios. Uma lista de conteúdos da equipe Gama
-
Allan Weber/ZUM
Já imaginou como é a rotina de um ENTREGADOR DE APLICATIVO? O fotógrafo carioca Allan Weber registrou a dele como entregador no ensaio “Tamo junto não é gorjeta” para a revista Zum, do Instituto Moreira Salles, com fotos do dia a dia dessas pessoas durante a pandemia, das entregas aos momentos de descanso. Até dia 26 de junho, Weber também assume os stories do perfil da revista.
-
Com a pandemia, os índices de TRABALHO INFANTIL aumentaram, no Brasil e no mundo. Pela primeira vez em 20 anos, o progresso para acabar com a situação estagnou, revertendo a tendência de queda anterior. Para entender melhor essa realidade no país, o documentário “Ser Criança”, exibido pelo Canal Futura, revela a questão a partir de histórias de pessoas do Rio Grande do Sul.
-
Quem se beneficia com o TRABALHO REMOTO, que deve perdurar em muitas empresas depois da pandemia? Reportagem da revista americana The Atlantic examina os que ganham — pessoas com salários altos de grandes empresas, por exemplo — e os que perdem — trabalhadores de cargos mais baixos e aqueles no início da carreira.
-
Sobre a relação da MULHER COM O MERCADO DE TRABALHO, o podcast “Maria vai com as outras”, da revista Piauí, traz conversas e entrevistas com profissionais diversas, de atletas a escritoras, de programadoras a costureiras, com apresentação de Branca Vianna.
-
Vencedor do Oscar em 2020, “INDÚSTRIA AMERICANA” mostra o choque cultural e as questões trabalhistas entre trabalhadores americanos e uma gestão chinesa no cotidiano de uma fábrica no estado de Ohio, nos EUA. Produzido pelo casal Obama, o documentário está disponível na Netflix.
-
wsfurlan / Getty Images
Já se prevê que São Paulo vai ter que lidar com o ESVAZIAMENTO DE ESCRITÓRIOS. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo explica que, se não houver planejamento, a consequência pode ser a proliferação de mini Detroits, cidade norte-americana que virou quase fantasma após a fuga de indústrias. Também é preciso criar estímulos para democratizar e permitir que a população da periferia tenha condições dignas para realizar o home office ou trabalhe perto de casa.
-
Nexo Jornal
Sobre as faces da PRECARIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO no Brasil, os gráficos do Nexo Jornal permitem visualizar a “pejotização” no estado de São Paulo por meio da quantidade de trabalhadores com carteira assinada e a relação com os trabalhadores com CNPJ. O primeiro mede a proporção de trabalhadores de cada modalidade; enquanto o segundo evidencia a razão entre ambos.
-
Para quem acha DIFÍCIL TIRAR O PIJAMA NO HOME OFFICE, essa crônica hilária que saiu na New Yorker fala de um homem que liga para o 911 dizendo que trabalha de casa. A atendente pergunta o que ele está vestindo, se já tomou banho, se fez alguma refeição decente e se tem se exercitado, e promete mandar ajuda.
-
Scott Adams
Criado pelo cartunista americano Scott Adams no anos 1980, o personagem Dilbert satiriza as situações vividas em ambientes corporativos, entre burocracias, hipocrisias e relações de poder.
-
@van_andres Papai usa 🍊para não pagar? #tiktokemcasa #fy #pravc #viral #fypシ #mulher
@van_andres Papai usa 🍊para não pagar? #tiktokemcasa #fy #pravc #viral #fypシ #mulher
Advogados também estão entre os PROFISSIONAIS QUE USAM O TIKTOK para se promover. Já viralizaram perfis como o da mineira Henriette Brigagão, que tira dúvidas (“você foi demitido e não estava registrado?”) e faz piadas com situações do meio (simulando uma audiência, por exemplo). Com mais de um milhão de curtidas, a também mineira Vanessa Paiva faz dancinhas ao som de sertanejo enquanto fala de questões de direito da família. Em reação, em janeiro deste ano a OAB-MG divulgou uma cartilha com recomendações para redes sociais e orientou que o TikTok não seja usado para publicidade profissional.
-
CAPA Onde você trabalha?
-
1Semana Paulo Galo: "O pedido vem e a gente aceita porque está desesperado para sobreviver"
-
2Semana A hora e a vez dos médicos nas redes sociais
-
3Podcast da semana Sergio Athié: o novo escritório pós-pandemia
-
4Reportagem A busca pelo candidato perfeito
-
5Bloco de notas Os achados por trás de tudo isso