Até a sua balada pode ser mais sustentável — Gama Revista

Até a sua balada pode ser mais sustentável

Entenda como a retomada da vida noturna e da cena cultural pode ser mais comprometida com o futuro das cidades

17 de Dezembro de 2021

Um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus, o entretenimento nunca foi tão essencial. Transferidas para as telas, as lives nos conectaram com artistas e, para muita gente, foram um conforto mental em meio a tantas incertezas. Nesse momento de retomada gradual das atividades culturais do país, é natural, portanto, que não olhemos para a vida noturna com os mesmo olhos de antes. E que pensemos em lugares mais seguros, de convívio mais diverso, que dialoguem com seus entornos e que, em alguma medida, façam parte de uma visão comum sobre o futuro das cidades.

Foi pensando em questões como essas que a Heineken lançou, no início de novembro, a plataforma Green Your City, uma série de iniciativas que pretendem olhar para a vida noturna a partir da sustentabilidade, pensando a cena cultural e as relações com as cidades e com compromissos em três diferentes pilares: economia circular, cidades mais verdes e consumo responsável.

A partir de uma parceria comercial com a marca, Gama publicará, nas próximas semanas, histórias sobre os lugares e as pessoas que fazem a noite em grandes centros urbanos. A ideia é mostrar como é possível pensar em alternativas inovadoras e sustentáveis, mesmo quando parece que só estamos querendo soltar o corpo numa balada. Saiba como isso é possível e conheça as iniciativas da Heineken que têm contribuído para uma “noite mais verde”.

Apoio cultural

Para o lançamento da Green Your City, a Heineken iluminou lugares icônicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte com luz verde. A iluminação é uma celebração dos compromissos sustentáveis da marca, e ainda uma referência à utilização de energia limpa, 100% renovável, na produção da cerveja.

Em São Paulo, participaram da ação locais como Casa de Francisca, Bona, Heavy House, Áudio, Tokyo e o Studio SP — casa de shows do Baixo Augusta que havia fechado as portas em 2013 e que foi reaberta neste ano, em um projeto temporário, com o apoio da Heineken. Além de iluminadas de verde, algumas tiveram atrações especiais com curadoria da marca. Outros pontos simbólicos da cidade também ficaram verdes, como o Mirante 9 de Julho, Edifício Itália, WZ Hotel, restaurante Casa do Porco e trechos da Marginal Pinheiros. No Rio de Janeiro, participaram o Circo Voador, Brewteco, além do Hotel Nacional e do Edifício Chopin. Já em Belo Horizonte, o MAO (Museu de Artes e Ofícios) e o MUMO (Museu da Moda) foram iluminados.

 Divulgação

“A marca é urbana, e sempre esteve presente na vida noturna de forma significativa. Vamos investir no poder de transformação das experiências e convidar as pessoas para juntos construirmos um futuro mais verde”, afirma Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca no Brasil.

Bares e restaurantes verdes

O lançamento da plataforma se insere na preocupação de se ter um futuro mais sustentável, que vem sendo abordada pela marca nos últimos anos. Entre as ações, está o ambicioso projeto de levar energia renovável para bares e restaurantes parceiros do grupo. A ideia é que o projeto leve energia renovável aos parceiros de todo o país, com a meta de chegar em 50% dos estabelecimentos até 2030.

Ao aderir à iniciativa, de forma gratuita, os locais poderão ter uma redução de até 40% nas contas de energia. Para isso, o estabelecimento interessado só precisará se cadastrar em uma plataforma digital, que vai conectá-lo a uma fonte de geração de energia verde.

Desenvolvido junto com geradores regionais de energia renovável certificados, o projeto iniciou a fase piloto em setembro de 2021, começando por Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG). A partir do início de 2022, se expandirá para outros 15 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

A campanha prevê ainda investir em outras ações de sustentabilidade, como a implementação de microflorestas urbanas nas 19 capitais nos próximos anos. “É uma parceria em que conseguimos levar uma alternativa inovadora, sustentável e que beneficia a cadeia de negócios”, afirma o diretor de marketing.

O futuro é verde

As emissões de carbono são uma preocupação da Heineken e todos os eventos que marcaram o lançamento da plataforma Green Your City contaram com ações de compensação. Isso mostra o papel fundamental da marca dentro do grupo no Brasil para alavancar metas maiores da companhia, como a neutralização das emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040.

Desde 2020, a Heineken anunciou sua produção com energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até 2023, em Jacareí (SP).

Dentro do tema economia circular, a meta é de que, até 2030, 80% das embalagens de vidro da marca sejam circulares.

Em um terceiro pilar, a Heineken também pretende investir mais em ações de consumo responsável. A marca quer espalhar a versão sem álcool, a Heineken 0.0, lançada em 2020, a todos os pontos de venda no Brasil, para que o consumidor possa ter uma opção de escolha mais consciente. Até 2030, a meta visa uma mudança de comportamento para a marca poder afirmar que nenhum motorista irá consumir uma bebida alcoólica antes de dirigir.

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