Pop It! — Gama Revista
Reprodução

Pop It!

Este brinquedo antiestresse virou uma febre entre os pequenos depois de viralizar em um vídeo de um macaco superstar no TikTok

Manuela Stelzer 12 de Outubro de 2021
  • O que é

    Uma peça de silicone coberta por pequenos círculos com saliências que podem ser empurradas de um lado para o outro, produzindo um barulho estranhamente satisfatório. Disponível em diferentes formatos, tamanhos e cores — de coração a unicórnio, passando por personagens como Pókemon –, é basicamente um plástico bolha reutilizável, que garante certa dose de relaxamento para mãos inquietas. O brinquedo é uma nova versão dos “fidget toys”, conhecidos como mecanismos antiestresse para crianças. Em 2017, houve um boom de vendas do fidget spinner, outro dessa mesma linha de brinquedos para alívio da inquietação. Agora, chega a vez do Pop It!, quase um sucessor do fidget spinner, que promete, com suas bolhas de silicone e cores vibrantes, ao mesmo tempo um passatempo e terapia para os pequenos.

  • Quem faz

    A ideia original foi fruto do trabalho de dois designers de jogos: o holandês Theo e a israelense Ora Coster, casal responsável por outros diversos jogos, como o clássico dos anos 80 Cara a Cara. Ora tinha uma irmã que morreu de câncer de mama, e teve a ideia do brinquedo em um sonho. Disse ao marido que queria fazer um “campo de seios, que você pudesse empurrar os mamilos de um lado para o outro”. Os protótipos feitos, entretanto, não vingaram pela falta de silicone, material pouco disponível na época. Alguns anos atrás, Boaz e Gideon Coster, filhos do casal, recuperaram a ideia da mãe e fecharam um acordo com a Foxmind, empresa de jogos de Montreal. Em 2014, o brinquedo chegou às lojas como um jogo lógico em que o competidor que pressionasse a última bolha restante no tabuleiro perdia. Só em 2019, quando foi comprado pela americana Target, ele recebeu o nome atual: Pop It!

  • Por que é tão desejado

    Graças ao TikTok e seus algoritmos — e a um macaco-prego de 8 anos chamado Gaitlyn Rae, que reúne 7,8 milhões de seguidores na rede social. Em outubro de 2020, os donos do animal postaram um vídeo em que Rae aparece com um Pop It!, empurrando as saliências do brinquedo repetidas vezes, altamente concentrado. O post teve quase 2 milhões de visualizações, e fez explodir o número de vendas do brinquedo. Hoje, é artigo onipresente entre as crianças, principalmente em tempos de ensino remoto. Adrienne Appell, vice-presidente da The Toy Association, disse em entrevista ao The New York Times que muitas têm utilizado o Pop It! durante as aulas online, e até adultos entraram na onda. Antes da explosão nas redes, fidget toys como o Pop It! eram usados por profissionais da saúde como uma ferramenta para acolher pequenos com problemas de ansiedade e estresse, ou dificuldades sensoriais. Brinquedos sensoriais, disse ao NYT um psicólogo especialista em crianças da Universidade de Exeter, na Inglaterra, são usados pelo menos desde os anos 70, durante sessões de terapia.

  • Vale?

    De acordo com uma especialista em tratamento para crianças com TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade), a psicóloga e professora Yamalis Diaz, a resposta para a pergunta é: depende. Os pequenos podem ter diferentes reações ao brinquedo, uns podem se beneficiar e ter maior atenção nas atividades, enquanto outros acabam absortos pela brincadeira e se desconcentram ainda mais. Vale testar. Para além da questão de saúde, o Pop It! virou quase onipresente entre crianças, tornando-se até mesmo tema de conversa entre pais. Alguns já relataram que, para além de acalmar, a peça de silicone serviu para melhorar a sociabilidade dos filhos em novos ambientes.

  • Como comprar

    Difícil não esbarrar por aí com dezenas dessas pequenas bandejas de silicone nos seus mais diversos formatos. Nas grandes cidades brasileiras, elas se espalham em bancas de revista e vendedores ambulantes. As lojas e empresas que os vendem são igualmente diversas, da Amazon ao Magazine Luiza. Em todos os casos, os preços ficam próximos de R$ 15.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação