Cortador de Queijo Bjørklund — Objeto de Análise — Gama Revista
Reprodução

Cortador de Queijo Bjørklund

Ícone norueguês, este item de cozinha conquistou o mundo com sua praticidade e é uma referência de design quase cem anos depois de sua criação

Daniel Vila Nova 05 de Abril de 2022
  • O QUE É

    Uma espátula feita de aço inoxidável com uma fresta no seu centro. A abertura, que tem angulação levemente diferente do restante da chapa de aço, serve como uma lâmina e é capaz de cortar de maneira uniforme o mais duro dos queijos. Sustentando a espátula, um cabo fino, feito de metal, madeira, plástico ou aço inoxidável, um pouco maior que a palma da mão de um adulto. O cortador de queijo, ou ostehøvel em bom norueguês, é desde o começo do século a peça definitiva para lidar com queijos na cozinha. Sua funcionalidade simples e objetiva saíram da Noruega e conquistaram o restante do mundo.

  • QUEM FAZ

    Em 1925, o norueguês Thor Bjørklund patenteou o fatiador de queijo. Bjørklund, que era carpinteiro, sempre desejou uma forma mais prática de cortar queijos durante seus intervalos de trabalho. Inspirado na plaina, objeto que utilizava em seu trabalho diário, o inventor concebeu a ideia que revolucionaria o manejo de queijo na cozinha. Simples, fácil e barato, o cortador de queijo se tornou febre na Noruega e não demorou muito para fazer sucesso mundo afora. Anualmente, cerca de 200 mil fatiadores são vendidos. Apesar do sucesso, a produção das peças continua sendo feita de maneira artesanal na Noruega.

  • PORQUE É TÃO DESEJADO

    Um ícone noruguês, o fatiador de queijo Bjørklund é motivo de orgulho para o país escandinavo e uma ferramenta extremamente útil para quem gosta de queijos. A praticidade do objeto, que torna a árdua tarefa de cortar peças finas e regulares de queijo em uma atividade tranquila, aliada ao seu preço convidativo faz com que o objetivo seja uma escolha óbvia para quem valoriza fatias fininhas. Além disso, o funcionamento da peça foi copiado por inúmeras empresas ao redor do mundo e se tornou o padrão da indústria. Quase cem anos se passaram desde sua criação, mas ninguém foi capaz de superar o design de Bjørklund.

  • VALE?

    A chance de você já ter um fatiador de queijos em sua cozinha é enorme e isso só demonstra o quão importante essa peça é. É possível encontrar cortadores Bjørklund para diferentes tipos de queijo, mas a indisponibilidade deles no Brasil torna sua aquisição tarefa difícil. Se você tem dinheiro sobrando e deseja ter um autêntico Bjørklund em sua cozinha, a compra pode valer a pena, mas se o seu único objetivo é cortar queijo, há opções que saem bem mais em conta.

  • COMO COMPRAR

    A Bjørklund não tem uma revendedora oficial no país, logo sua melhor opção é encontrar uma revendedora internacional. A peça, no entanto, pode sair bem salgada – os preços costumam a variar entre US$ 25 e US$ 35 (excluindo taxas de envio e importação).

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação