Camiseta World branca da Hering — Gama Revista

Camiseta World branca da Hering

Sinônimo de modelo básico no Brasil, a camiseta produzida pela marca catarinense centenária jamais sai de moda

29 de Setembro de 2023
  • O QUE É

    Uma camiseta básica, lisa e branca, sem nenhum tipo de estampa ou desenho. Apesar de, à primeira vista, parecer ter poucas características marcantes, a camiseta básica da Hering rapidamente caiu no gosto popular, a ponto de se tornar sinônimo da peça aqui no Brasil. Em modelos masculinos, femininos e unissex, a camiseta vem com uma série de variedades: de manga curta ou longa; com ou sem a gola V e, apesar de a versão branca ser a mais famosa, num arco-íris de cores que vai do preto a variados tons de azul e rosa. E um detalhe importante: a Hering afirma que utiliza em seu processo produtivo corantes reativos (tintas que apresentam melhor qualidade para a fibra de algodão) com alta solidez nas malhas das camisetas. A matéria-prima é natural,100% algodão, e o produto usa de uma tecnologia que aproveita melhor a malha, sem costuras na lateral. Mas a principal característica talvez seja o seu caimento, resultado de um estilo de produção da marca que aplica uma modelagem reta, adaptável a qualquer tipo de corpo.

  • QUEM FEZ

    Fundada pelos irmãos alemães Bruno e Hermann Hering em 1880, aos 143 anos, a Cia. Hering é uma das mais antigas empresas brasileiras em atividade. Embora camisetas brancas e básicas da marca já pudessem ser compradas desde antes da década de 1990 em feiras populares ou lojas licenciadas, foi a partir desse período que a companhia abriu seu sistema de lojas franqueadas pelo Brasil. E, em 1991, lançou oficialmente a linha Hering World. Embora tenha sofrido pequenas variações de comprimento, tamanho das mangas e diversos outros detalhes ao longo das décadas seguintes, a proposta de ser uma camiseta básica, alinhada às múltiplas necessidades do dia a dia do consumidor, nunca se perdeu. Uma outra mudança importante ligada à preocupação ambiental é que hoje a produção da peça consome menos de 33% em matéria-prima e água a cada produto confeccionado e gera 30% menos resíduos do que uma camiseta convencional. De acordo com a marca, que fez uma análise de ciclo de vida da linha durante seus últimos 30 anos, a World evitou o consumo de mais de 900 mil m³ de água, deixou de gerar mais de 5 mil toneladas de CO² e economizou malha que seria suficiente para produzir outras 37 milhões de camisetas. A linha também vem usando carbono neutro desde 2021, compensando sua pegada por meio do plantio de árvores na Mata Atlântica.

  • POR QUE É TÃO DESEJADO

    A história explica. A jornada da camiseta branca remonta ao século 19, nascida pouco depois da invenção da máquina de costura industrial. Só que, por muito tempo, ela foi usada no mundo todo apenas como roupa de baixo, raramente deixando a intimidade de casa para sair às ruas. Foi só a partir da década de 1950 que grandes astros de Hollywood, a exemplo de Marlon Brando e James Dean, em filmes como “Uma Rua Chamada Pecado” (1951) e “Juventude Transviada” (1955), tornaram “cool” o uso da peça no dia a dia de forma mais livre. Vestida por atores e personagens símbolos da rebeldia no período pós-guerra, a camiseta branca se tornou a vestimenta básica do homem comum e trabalhador. Apesar de pensada inicialmente apenas para homens, a camiseta branca logo se tornou uma peça também feminina, notoriamente vestida por Brigitte Bardot no longa “Vida Privada” (1962). No Brasil, o produto se tornou ícone principalmente por meio da marca Hering, com uma conexão emocional e presença constante na memória afetiva dos brasileiros de diferentes gerações. Além disso, campanhas de apoio ambiental e social da marca, que vem dando destaque à sua linha básica, também ajudam a sedimentar e perpetuar o sucesso da camiseta World. Em setembro, mês de aniversário da Hering, por exemplo, a marca celebra o Dia da Básica quando parte das vendas da camiseta feitas entre 29 de setembro e 4 de outubro é revertida para instituições sem fins lucrativos. Neste ano, as organizações contempladas serão a Casa 1, voltada para o atendimento de jovens LGBTQIA+, e o ID_BR, que promove a igualdade racial.

  • VALE?

    Embora cada pessoa tenha seus próprios gostos e necessidades, é fácil reconhecer que a camiseta básica da Hering atende quase todos eles. Com uma variedade e caimento que se ajustam a corpos dos mais diferentes tipos e tamanhos, a linha traz também produtos com características que devem agradar até aos mais exigentes. Outro atrativo que não se pode desprezar é o valor. Embora o preço médio das peças gire em torno dos R$ 69, é possível encontrar modelos na faixa dos R$ 50. Portanto, pode ser uma excelente estratégia para adotar um estilo básico e ter uma peça versátil sem estourar o orçamento. Além disso, ao comprar uma camiseta, você pode contribuir com questões ambientais e organizações que promovem avanços sociais. Em 2022, a World estrelou a campanha “Cabe Tudo Numa Hering”, com nomes como Jão, João Gomes, Lilian Pacce e Jefferson Rueda, que trouxe como mote o respeito às diferenças pelo que une as pessoas: uma Hering Básica. Em 2023, a marca dá continuidade à proposta de respeito às diferenças na campanha “Numa Hering Cabe Tudo”.

  • ONDE COMPRAR

    Não tem coisa mais fácil do que encontrar uma camiseta da linha World para comprar. Se estiver num bom mood para bater perna, basta passar numa das mais de 700 lojas Hering espalhadas pelo Brasil. Mas, se prefere esperar sua peça no conforto de casa, basta navegar pelas dezenas de modelos disponíveis no site da marca e escolher aquele que mais combina com você.

Este conteúdo foi desenvolvido em uma parceria comercial entre Gama e Hering

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