Histórias pesadas de crimes reais são os maiores hits da plataforma hoje. A série “Monstros – Irmãos Menendez: Assassinos dos pais”, com Javier Bardem e Chöe Sevigny e criada por Ryan Murphy, mostra o assassinato brutal de um rico casal americano pelos filhos em 1989. Já o documentário “A Vítima Invisível: O caso Eliza Samudio” lembra a morte de uma jovem num episódio que chocou o Brasil em 2010, e envolve o ex-goleiro Bruno. (Ana Elisa Faria)
“Amo tanto este país. Só não sei se ele me ama de volta”, diz Harper Steele, ao partir em uma viagem pelos EUA com seu melhor amigo, o comediante Will Ferrell. Após Harper se assumir como mulher trans já na maturidade, a dupla, que se conheceu no humorístico “Saturday Night Live”, parte em uma road trip para explorar esse novo capítulo da relação. Recém-lançado, o documentário sensível e honesto já coleciona elogios de crítica e público. (Flávia Mantovani)
Dona de múltiplas facetas mas com um estilo único, Fernanda Young foi uma figura que marcou a cultura e a sociedade brasileira. O longa “Fernanda Young - Foge-me ao controle”, dirigido por Susanna Lira, traz esta semana nos cinemas um ensaio poético que nos convida a mergulhar na mente da escritora, apresentadora e roteirista, destacando suas contribuições para programas icônicos como "Os Normais" e "Saia Justa". (Leonardo Neiva)
Em sua primeira turnê, o cantor e compositor cruzou a América do Norte e a Europa apresentando o repertório de seu álbum “Montero” (2021). Essa jornada é registrada no documentário “Lil Nas X: Long Live Montero”, no Prime Video. O longa mostra o dia a dia do cantor que desafia convenções, mesclando gêneros como country e rap, num retrato sobre identidade, família, expectativas e aceitação envolvendo a sexualidade negra e queer. (Leonardo Neiva)
O mais tradicional festival de documentários musicais do país chega à sua 16ª edição com uma bela seleção de mais de 60 títulos inéditos. Entre os destaques, filmes sobre os ícones Dorival Caymmi, Luiz Melodia, Cyndi Lauper e Carlos Santana. Além das sessões em diferentes salas da capital paulista, o festival conta com shows, bate-papos e uma mostra online. Até 23/6 em São Paulo e depois seguirá em itinerância por outras cidades do país. (Amauri Terto)
Perto de completar 80 anos, o cronista e humorista gaúcho Luís Fernando Veríssimo presta cada vez mais atenção à movimentação ao seu redor. É essa aproximação de um marco na vida de um dos maiores escritores brasileiros que acompanhamos no documentário “Verissimo”, da seleção oficial do festival É Tudo Verdade. Conforme a data se aproxima, ele também reflete constantemente sobre a vida com humor e uma dose de melancolia. (Leonardo Neiva)
Depois de causar um burburinho e chocar os EUA, a série documental "O Lado Sombrio da TV Infantil" chega ao Brasil pela Max. A produção expõe os bastidores tóxicos, abusivos e traumatizantes de famosos programas infantojuvenis da Nickelodeon nas décadas de 1990 e 2000, muitos deles roteirizados e produzidos por Dan Schneider, acusado de, entre outras coisas, sexualizar estrelas mirins do canal. (Ana Elisa Faria)
Um grupo de amigos que se reunia nas ruas de Belo Horizonte para tocar e compor juntos. Foi assim que nomes como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes formaram um dos movimentos mais influentes da música brasileira. E é a história que conta o documentário “Nada Será Como Antes”, de Ana Rieper, que acaba de estrear nos cinemas, com entrevistas de alguns dos grandes ícones do supergrupo mineiro. (Leonardo Neiva)
A recém-lançada versão de Caetano para a canção francesa "La Mer", gravada especialmente para o documentário "Une famille", segue um hábito antigo do artista de explorar outros idiomas em gravações. Na carona desse lançamento, o Spotify elaborou uma playlist dedicada às muitas versões em inglês, francês, espanhol e italiano que marcaram a trajetória do cantor. Destaque para clássicos de Stevie Wonder e Bob Dylan. (Isabela Durão)
Vítima de uma má formação do feto que interrompeu sua gestação, a cineasta Eliza Capai narra sua história junto às de outras mulheres com vivências parecidas em “Incompatível com a Vida”, que acaba de estrear nos cinemas. Uma das esperanças brasileiras no Oscar, o documentário fala da complicação na gravidez em que o feto morre, seja no útero ou depois do parto. Apesar de afetar muitas mulheres, o tema ainda é pouco discutido. (Leonardo Neiva)