Conteúdos sobre documentário na Gama Revista

documentário

Imagem de destaque do post
Assistir

Oito décadas em “Verissimo”

Perto de completar 80 anos, o cronista e humorista gaúcho Luís Fernando Veríssimo presta cada vez mais atenção à movimentação ao seu redor. É essa aproximação de um marco na vida de um dos maiores escritores brasileiros que acompanhamos no documentário “Verissimo”, da seleção oficial do festival É Tudo Verdade. Conforme a data se aproxima, ele também reflete constantemente sobre a vida com humor e uma dose de melancolia. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

Os abusos nos bastidores da Nickelodeon

Depois de causar um burburinho e chocar os EUA, a série documental "O Lado Sombrio da TV Infantil" chega ao Brasil pela Max. A produção expõe os bastidores tóxicos, abusivos e traumatizantes de famosos programas infantojuvenis da Nickelodeon nas décadas de 1990 e 2000, muitos deles roteirizados e produzidos por Dan Schneider, acusado de, entre outras coisas, sexualizar estrelas mirins do canal. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

A trajetória do Clube da Esquina

Um grupo de amigos que se reunia nas ruas de Belo Horizonte para tocar e compor juntos. Foi assim que nomes como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes formaram um dos movimentos mais influentes da música brasileira. E é a história que conta o documentário “Nada Será Como Antes”, de Ana Rieper, que acaba de estrear nos cinemas, com entrevistas de alguns dos grandes ícones do supergrupo mineiro. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Playlist de Caetano em Outras Línguas

A recém-lançada versão de Caetano para a canção francesa "La Mer", gravada especialmente para o documentário "Une famille", segue um hábito antigo do artista de explorar outros idiomas em gravações. Na carona desse lançamento, o Spotify elaborou uma playlist dedicada às muitas versões em inglês, francês, espanhol e italiano que marcaram a trajetória do cantor. Destaque para clássicos de Stevie Wonder e Bob Dylan. (Isabela Durão)
Imagem de destaque do post
Assistir

Uma promessa do Brasil no Oscar, “Incompatível com a Vida”

Vítima de uma má formação do feto que interrompeu sua gestação, a cineasta Eliza Capai narra sua história junto às de outras mulheres com vivências parecidas em “Incompatível com a Vida”, que acaba de estrear nos cinemas. Uma das esperanças brasileiras no Oscar, o documentário fala da complicação na gravidez em que o feto morre, seja no útero ou depois do parto. Apesar de afetar muitas mulheres, o tema ainda é pouco discutido. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Elis & Tom” no cinema, cinco décadas depois

Quase 50 anos depois, imagens inéditas da gravação do emblemático LP "Elis & Tom", de 1974, vêm à tona em "Elis & Tom - Só Tinha de Ser Com Você", de Roberto de Oliveira. O documentário acompanha as tensões que marcaram os bastidores da produção do álbum que, por pouco, não foi interrompida — e que, possivelmente, transformaria a obra "no maior disco não feito da história", como diz João Marcello Bôscoli no longa. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

O poder das igrejas evangélicas na periferia

Em favelas nas periferias do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, igrejas evangélicas começam a dominar cada vez mais a paisagem. É esse fenômeno que o documentário “Fé e Fúria”, do cineasta Marcos Pimentel”, explora com profundidade. O filme, que acaba de entrar em cartaz nos cinemas brasileiros, ainda relaciona a tendência à onda crescente de conservadorismo e intolerância religiosa observada no país. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

Uma outra face de Nara Leão

Considerada por muitos como a musa da bossa nova, a cantora capixaba foi descrita nos versos de Carlos Drummond de Andrade de forma diferente – como uma artista engajada e transgressora. E é esta personalidade que o documentário "O Canto Livre de Nara Leão", que estreia nesta sexta (7), no Globoplay, se concentra. Dividido em cinco episódios, com direção de Renato Terra, a produção traz depoimentos de amigos e parceiros de Nara, como Roberto Menescal, Chico Buarque, Marieta Severo e Maria Bethânia. (Manuela Stelzer)