Achamos que vale
-
Ouvir |
O novo álbum de Billie Eilish
Após um disco de estreia que lhe rendeu cinco Grammys, entre os quais o de Artista Revelação e Álbum do Ano, Billie Eilish retorna com “Happier Than Ever”. Lançado há uma semana, o álbum aposta em um pop minimalista e melódico com letras que retratam a fama repentina de Billie, que tem apenas 19 anos, e a pressão estética e mental que vem com uma carreira de popstar. Com 16 faixas, que incluem até mesmo uma canção inspirada na bossa nova, o álbum já está disponível nas plataformas de streaming. (Daniel Vila Nova)
-
Assistir |
Concerto inédito de Chick Corea na Osesp
Um concerto com quatro movimentos para trombone (que inclui uma introdução, uma espécie de “passeio”, um movimento mais lírico e até um tango) foi uma das últimas obras compostas pelo norte-americano Chick Corea (1941-2021), um dos grandes nomes do jazz mundial, a pedido do amigo Joseph Alessi, solista da Filarmônica de Nova York. Sua estreia acontece com Alessi em apresentações da Osesp entre os dias 5 e 7, e será transmitida ao vivo no YouTube da Osesp nesta sexta (6). (Isabelle Moreira Lima)
-
Assistir |
“Pray Away”, documentário sobre terapia de conversão de gays
Em tempos em que (ainda) tem gente falando de “cura gay”, o documentário "Pray Away", na Netflix, traz a história do movimento “Pray the Gay Away” do grupo Exodus International, fundado na década de 1970 em uma igreja evangélica dos EUA e maior organização de terapia de "reorientação sexual” já vista. São entrevistados ex-líderes arrependidos pelo sofrimento que causaram e pessoas que passaram pelo programa que posteriormente abraçaram sua identidade LGBTQIA+ e ainda lidam com traumas da época. (Betina Neves)
-
Ouvir |
Segunda temporada de podcast conta trajetória de Rita Lee
Depois de Zeca Pagodinho, o podcast Identidade Musical, produção da Universal Music, mergulha na segunda temporada na trajetória de Rita Lee. Nos quatro episódios, entendemos como a cantora de 73 anos, declarada fã dos Rolling Stones e Carmen Miranda, fez a melhor tradução do rock brasileiro, sem nunca se prender a um estilo. Além dos depoimentos da própria Rita e do parceiro Roberto de Carvalho, um time de músicos, produtores e cantores fala da influência da roqueira, entre os quais Tom Zé, Marisa Monte, Marina Lima e Letrux. (Amauri Arrais)
-
Ler |
A assinatura de literatura feminista Clube F.
A editora independente Bazar do Tempo conduz o serviço de assinatura Clube F., que reúne múltiplas vozes e teorias feministas em um espaço de debate e colaboração. A plataforma disponibiliza para assinantes o livro do mês, debates em grupo, conteúdos extras e descontos em livrarias parceiras. Em agosto, a indicação do clube é o livro “Crítica da Colonialidade em Oito Ensaios”, da antropóloga argentina Rita Segato, que propõe uma visão afiada das relações de raça e gênero na modernidade. (Andressa Algave)