Achamos que vale
-
Ler |
O inédito trajeto da velejadora Tamara Klink
Com 24 anos, Tamara Klink se tornou a pessoa mais jovem do Brasil a cruzar sozinha o Atlântico. Foi em plena pandemia, em 2021, que a filha do lendário navegador Amyr Klink partiu da França em seu barco Sardinha rumo à costa do Brasil. No livro "Nós" (Companhia das Letras, 2023), ela relata as vitórias e fracassos que viveu nesse longo, solitário e perigoso trajeto, acompanhado à distância nas redes pela família e por admiradores. (Leonardo Neiva)
-
Ouvir |
Laços (cortados) de família
A guerra fria entre membros de uma mesma família abalou a República nos anos 1990, levando ao impeachment do primeiro presidente eleito de forma direta depois da redemocratização. Com áudios inéditos, o podcast "Collor versus Collor", do Globoplay, relembra a história que fez ruir o governo de Fernando Collor após um grandioso esquema de corrupção delatado pelo próprio irmão, Pedro Collor de Mello. (Ana Elisa Faria)
-
Ir |
Feminismos na tela grande
A partir desta semana, o Instituto Moreira Salles de São Paulo exibe a mostra "Arquivos, Vídeos e Feminismos", com sessões de longas do acervo do Centro Audiovisual Simone de Beauvoir, de Paris. Os filmes, em sua maioria produzidos por coletivos feministas na década de 1970, tratam de temas como violência sexual e aborto, e serão exibidos ao longo do segundo semestre. Os ingressos a R$ 10 podem ser comprados online ou na bilheteria do IMS. (Leonardo Neiva)
-
Ir |
O Rei do Blues no MIS
Você é fã de B.B. King? Mas será que conhece bem a vida e obra do Rei do Blues? "B.B. King: um mundo melhor em algum lugar", primeira exposição dedicada ao artista no Brasil, é uma oportunidade de aprender mais sobre um dos maiores músicos da história. No MIS, em São Paulo, a mostra traz itens e instrumentos de várias fases de sua vida. A exposição fica em cartaz até outubro, com ingressos a R$ 20 e entrada gratuita às terças. (Leonardo Neiva)
-
Assistir |
Adeus às andanças de John Wilson por NY
A terceira e última temporada de "How to with John Wilson" chega à HBO Max nesta sexta (28) com mais andanças — e conselhos — do cineasta por Nova York. Na nova leva de episódios da série documental, o diretor, que se autointitula um "ansioso nova-iorquino", se depara com uma porção de questões comicamente aleatórias do cotidiano: como encontrar um banheiro público, como se exercitar ou como limpar os ouvidos. (Ana Elisa Faria)