Renata Corrêa e Antonio Prata: o relacionamento do século 21
O relacionamento do século 21 tem muitas nuances e especificidades inéditas. O celular, por exemplo, foi algo que mudou para sempre o jeito como as pessoas se relacionam e até se conhecem. Mas o que mais mudou?
Os roteiristas e escritores Renata Corrêa e Antonio Prata são os convidados do Podcast da Semana sobre relacionamento amoroso. Renata, que é apresentadora do podcast P.R.I.M.A.S e colunista do UOL Splash, fala que, na era da selfie e do narcisismo, estamos vivendo uma crise do apaixonamento. “A gente não está preparado para um relacionamento, que é alteridade, diferença, lidar com o outro”, afirma.
“Se eu fosse começar um relacionamento hoje eu teria que primeiro fazer um curso de informática”, diz Prata, que é também cronista, colunista da Folha de S.Paulo e autor do livro “Trinta e Poucos” (Companhia das Letras, 2016), entre outros títulos. Para ele, outra dificuldade do relacionamento do século 21 é nosso nível de exigência, que está muito maior: os parceiros têm que estar em perfeita sintonia em diferentes áreas, precisam gostar das mesmas coisas, ser bons em tudo juntos, jamais decepcionar. “Quando o legal é a diferença”, diz.
Os dois falam sobre o namoro e o casamento dos tempos de hoje na realidade e na ficção e sobre como a pandemia mudou ainda mais a dinâmica das relações.
No Spotify, na Apple Podcast, no Google Podcast e no link abaixo você escuta essa conversa.
Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima
Edição de som: Maurício Abbade
-
CAPA Solteiro, casado ou outra coisa?
-
1Semana Daniel Jones, do 'Modern Love': "Histórias nos fazem pensar em nossas experiências"
-
2Semana A vez dos solteiros
-
3Podcast da semana Renata Corrêa e Antonio Prata: o relacionamento do século 21
-
4Depoimento O que aprendi sobre relacionamentos na pandemia?
-
5Bloco de notas Os achados por trás disso tudo