Saiba dizer “não”
A habilidade de dizer “não” é sinônimo de liberdade e de responsabilidade. Há técnicas certeiras para negar com classe, sem criar climão
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Peça um tempo –
Solte logo um “não” quando você tiver certeza dessa resposta. Agora, se é uma ordem importante ou um pedido de alguém significativo para você, acerte no tom (entre respeito e assertividade). E, sobretudo, ganhe tempo. “Peça para enviar o pedido por e-mail ou mensagem até que você possa retornar”, afirma a pesquisadora comportamental Vanessa Van Edward, que sugere o prazo padrão de 24 horas para aprimorar o não. Afinal, é normal consultar sua agenda, seus compromissos já assumidos antes de aceitar outra tarefa – isso não é desculpa, é ser responsável. Responder por escrito ou em áudio facilita na hora de ordenar ideias e explicar as razões da sua escolha. -
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Camufle o “não” entre dois “sim” –
Para amortizar o peso de um “não”, travista-o entre duas frases positivas, o que torna a negativa mais palatável. Se o chefe pede para você trabalhar no fim de semana, mas você tem compromissos inadiáveis, explique que irá a um aniversário ou casamento (esse é o primeiro “sim”, no caso, à sua família). Depois, diga que por causa desse compromisso você não pode trabalhar no domingo (esse é o “não”, bem no meio); e, então, reafirme a disposição em ajudá-lo, mas de outra forma (eis o segundo “sim”). Oferecer uma saída ajuda — nem que seja sugerir outra pessoa para fazer o que você não quer –, mostra que pensou em como resolver o problema e “permite à pessoa que pediu sentir-se no poder novamente”, como afirma Maritza Manresa em seu livro “Learning to Say No! When You Usually Say Yes”. -
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Mande um sincerão eficiente –
Existe uma técnica chamada estratégia da negativa. Ela consiste na ideia de que dizer “não faço isso”, em vez de “não posso fazer isso”, nos livra melhor de compromissos indesejáveis. É que “não posso” soa como uma desculpa; e “não faço”, como uma justificativa racional. Tá certo que, dependendo do caso, esse sincerão pode soar meio rude para os brasileiros. Mas ao mesmo tempo você passa a imagem de alguém que segue regras e tem estabilidade nas decisões. É o que diz um estudo publicado no Journal of Consumer Research. -
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Nem sempre um “sim” é esperado de você –
Muitas vezes dizemos “sim” a um pedido ou ordem com medo do desconforto em dizer “não” — ainda que a tendência natural dos seres humanos seja esperar justamente o “não”. Tenha certeza de que o seu “não” foi entendido, já que muitas vezes damos voltas em vez de respostas, e compartilhe o motivo da tomada de decisão. Na vida profissional, não fazer um trabalho extra muitas vezes permite que você faça outro trabalho, mais importante, melhor. “Pergunte a seu chefe se ele gostaria de repensar suas tarefas, colocando a decisão nas mãos dele”, sugere Morten Hansen, professor da Universidade de Berkeley. -
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Descubra o “sim” por trás do “não” –
“Antes de ficar bom em dizer ‘não’, você precisa saber a que está dizendo ‘sim’ quando diz ‘não’ ”, afirma Travis Bradberry, autor do best-seller “Emotional Intelligence 2.0”. É preciso saber o que queremos para negar algo sem carregar culpa. Substitua razões vagas (“estou atolado de trabalho”) por outras, concretas. Pensar que você vai ter mais tempo com seus filhos ou para terminar aquele projeto facilita. Buscar na agenda um compromisso específico que explique o “não” também. Lembre-se: todo “não” dá espaço a um “sim” melhor.