Achamos que vale
-
Ler |
Língua portuguesa, escrita e edição
Durante seis anos, a editora Vanessa Ferrari foi coletando uma série de impressões sobre a escrita a partir de originais que recebia para publicação. Em “O Lugar das Palavras” (Moinhos, 2023), ela revela segredos do ofício e lista cinco tipos distintos de narrador, assim como frases prontas e as armadilhas estilísticas dos primeiros rascunhos. Uma leitura rica para escritores e quem quer seguir carreira como editor. (Leonardo Neiva)
-
Ir |
Festival regado a cafeína em São Paulo
De 23 a 25 de junho, o prédio da Bienal, no parque Ibirapuera, recebe a segunda edição do São Paulo Coffee Festival. Para os amantes de uma boa cafeína, a feira que acontece em várias cidades do mundo terá estandes com variedade da bebida, além de coquetéis, experiências sensoriais, exposições, filmes e gastronomia, numa celebração da cultura do café. Os ingressos vão de R$ 40 a R$ 170. (Leonardo Neiva)
-
Fazer |
Receitas juninas de família para aquecer
É chegada a temporada nacional do milho e de outras comidas tipicamente juninas. Pra aquecer, que tal um mungunzá salgado da Paraíba? Onildo Rocha ensina. Ou um curau de milho pra adoçar a vida e esquentar os pés? Esse é do Rodrigo Oliveira, e as duas estão no Receita de Família do Nossa. Tem ainda o bolo de milho da família de Yuri Machado, do Recife, e um bolo de macaxeira e especiarias baiano. (Isabelle Moreira Lima)
-
Ir |
“Retratistas do Morro”, no Sesc Pinheiros (SP)
As fotografias podem ser um registro de uma época, de um modo de viver, de uma classe social e também dos interesses e do repertório de quem faz o clique. Aglomerado da Serra, ao Sul de Belo Horizonte (MG), teve a sorte de contar com dois retratistas que trouxeram tudo isso em suas fotografias de aniversários, formaturas, casamentos e festas. Com imagens de 1960 a 1990, a exposição reúne o trabalho de Afonso Pimenta e João Mendes, organizados a partir da curadoria e pesquisa de Guilherme Cunha. (Luara Calvi Anic)
-
Ouvir |
A bióloga e o jacaré
Em 30 de dezembro de 2009, a bióloga Deise Nishimura preparava o almoço na casa flutuante onde vivia, na Reserva Mamirauá, oeste do Amazonas, quando Doroteia, um jacaré-açu, a atacou e a arrastou para o fundo do rio. O resto dessa trama de ação impressionante você pode ouvir no podcast "Rádio Novelo Apresenta". O episódio é cheio de camadas e mistérios, como a autópsia de um extraterrestre (se é que isso é possível!). Uma história de força, doçura e resiliência. (Ana Elisa Faria)