Bicicleta Elétrica Vela 2
Sempre conectada, leve e retrô, essa bicicleta elétrica une desenvolvimento nacional à tecnologia do Tesla
-
O que é
Uma bicicleta elétrica totalmente brasileira inspirada no design de modelos europeus antigos. A Vela 2 é o último modelo da marca e funciona a partir de um aplicativo. Alguns toques no celular e é possível ligar, desligar, mudar o nível de potência do motor — são cinco –, checar a bateria e operar a trava remota e o alarme. Com a velocidade máxima de 25 quilômetros por hora, a aceleração limite permitida pela legislação brasileira, a Vela é uma e-bike pensada para o deslocamento urbano. A bateria, que tem tempo de recarga de até três horas, utiliza a mesma tecnologia dos carros elétricos Tesla. É leve para os padrões das e-bikes, com peso total entre 19 kg e 23 kg, a depender dos acessórios escolhidos. Assim como o instrumento marítimo que lhe dá nome, a bicicleta visa reduzir o esforço físico do usuário e aumentar o potencial do deslocamento humano, de maneira saudável e limpa.
-
Quem fez
Fundada em 2012 , a Vela Bikes foi idealizada pelo engenheiro mecânico Victor Hugo Cruz, o CEO da empresa. O primeiro modelo veio em 2014, com um financiamento coletivo que arrecadou mais de R$ 45 mil. O sucesso foi tamanho que alguns clientes investiram capital na marca e se tornaram sócios da empresa. Hoje, a Vela atua no Brasil com uma equipe e desenvolvimento 100% nacional.
-
Por que são tão desejadas
São estilosas e elegantes, com certo ar retrô (os hipsters piram). As opções de customização são infinitas: é possível escolher cor, altura, estilo do guidão, formato do quadro, além dos acessórios – de cadeirinhas a bagageiros. Além disso, sua potência de 350 w torna uma subida desafiadora em uma simples pedalada — o app da Vela é capaz de identificar subidas e descidas e, caso necessário, auxiliar quem está pedalando ao diminuir ou aumentar a força do motor. O aplicativo também oferece um mapa de calor, que coleta dados do usuário e fornece uma série de estatísticas que podem ajudar nas pedaladas.
-
Vale?
Depende. No mundo pandêmico, é uma bela alternativa. Depois da vacina, se você mora a até 15 km do seu trabalho e está cansado do trânsito, a Vela é feita para você. Aos que não estão acostumados com bicicletas, ela pode oferecer um desafio extra. Sem acelerador, o início da pedalada exige esforço (o motor começa a funcionar com alguns segundos de atraso), especialmente quando a partida ocorre em terrenos inclinados.
Se sua bateria do celular está sempre nas últimas ou você não deseja manusear seu smartphone na rua, uma bike que só pode ser controlada por um app não é a melhor ideia. A comunicação entre a Vela e o celular é feita via bluetooth, o que exige conexão estável até mesmo nos lugares onde as linhas telefônicas não chegam.
Há pontos de recarga, mas não estão presentes em todo lugar. O mapa no site indica onde estão localizados.
-
Como comprar
É possível personalizar a Vela no site oficial da marca, ou encomendar a bicicleta nas lojas físicas (são duas, em São Paulo e Curitiba) ou nas revendedoras. O valor base da Vela 2 é R$ 6.890,00, mas pode crescer com a adição de acessórios.