Achamos que vale
-
Ir |
Alejandro Zambra no Festival Serrote, em SP
Um dos principais autores da literatura latino-americana contemporânea, o chileno Alejandro Zambra participa da sétima edição do festival realizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. Em 3 e 4/5 no IMS Paulista, o evento gratuito, que também reúne nomes como Mário Medeiros, sociólogo, e Triscila Oliveira, coautora da HQ “Confinada”, coloca em foco as literaturas periféricas e narrativas de experiências negras. (Ana Elisa Faria)
-
Fazer |
Mistérios a serem desvendados em “Murdle”
Se você era fã do jogo Detetive e ama Agatha Christie, já pode dar uma de Hercule Poirot com o best-seller “Murdle — Volume 1” (Intrínseca), de G.T. Karber, que traz cem enigmas de mistério curtos e divertidos capaz de envolver de crianças a adultos. São criptogramas, depoimentos de testemunhas e pistas que ficam cada vez mais complexas à medida que se avança no livro. Febre absoluta no Reino Unido, é capaz de absorver crianças de 10 anos e fazê-las esquecer que videogame existe. (Isabelle Moreira Lima)
-
Ir |
“Um Defeito de Cor”, no Sesc Pinheiros, em SP
Após temporadas no Rio e em Salvador, a exposição chega a SP com mais 370 obras de mais de 100 artistas do Brasil e do continente africano. Inspirada no premiado romance histórico de Ana Maria Gonçalves, de 2006, a mostra oferece uma visão multifacetada de momentos históricos e recortes sociais do Brasil. No Sesc Pinheiros, há novidades como os figurinos e croquis das fantasias da Portela, que se inspirou no livro para o samba-enredo de 2024. Até 1/12. (Amauri Terto)
-
Assistir |
Oito décadas em “Verissimo”
Perto de completar 80 anos, o cronista e humorista gaúcho Luís Fernando Veríssimo presta cada vez mais atenção à movimentação ao seu redor. É essa aproximação de um marco na vida de um dos maiores escritores brasileiros que acompanhamos no documentário “Verissimo”, da seleção oficial do festival É Tudo Verdade. Conforme a data se aproxima, ele também reflete constantemente sobre a vida com humor e uma dose de melancolia. (Leonardo Neiva)
-
Ler |
Uma crítica à violência midiática em “Os Superstars da Cadeia”
Após a excelente estreia com os contos de “Friday Black”, Nana Kwame Adjei-Brenyah lança seu elogiado romance de estreia “Os Superstars da Cadeia” (Fósforo, 2024). Com os dois pés na ficção científica e especulativa, o livro pré-selecionado ao National Book Award acompanha duas presidiárias transformadas em gladiadoras num reality show sangrento e sensacionalista, numa crítica mordaz ao sistema prisional e aos circos midiáticos. (Leonardo Neiva)