‘Cabeça de Nêgo’, filme sobre aluno que reage a ataque racista — Gama Revista

Achamos que vale

  • Imagem de destaque do item da lista
    Assistir |
    ‘Cabeça de Nêgo’, filme sobre aluno que reage a ataque racista

    Inspirado por um livro dos Panteras Negras, o longa, destaque na Mostra de Cinema de Tiradentes, estreia nos cinemas brasileiros nesta semana. Dirigido pelo cearense Déo Cardoso, aborda o preconceito e o descaso com a educação na figura do protagonista adolescente Saulo, que é expulso da escola depois de reagir a um insulto racista. Quando mesmo assim se recusa a ir embora, ele acaba servindo como estopim para um levante estudantil. (Leonardo Neiva)

    21 de Outubro de 2021
  • Imagem de destaque do item da lista
    Fazer |
    O curso ‘História da música pop: de Sinatra a Beyoncé’

    O que Elvis Presley, Michael Jackson e Backstreet Boys têm em comum? Capazes de levar multidões à loucura, esses artistas são figuras centrais na história do pop. O curso proposto pelo jornalista, escritor e crítico musical André Barcinski explora a trajetória das estrelas que transformaram o gênero musical no Brasil e no mundo. Ao todo, serão quatro encontros online, com duas horas cada, às segundas-feiras à noite. Inscrições abertas na plataforma Bora Saber. (Daniel Vila Nova)

  • Imagem de destaque do item da lista
    Ouvir |
    ‘Meu Coco’, novo álbum de Caetano Veloso

    Nesta quinta (21), às 21h, chega aos streamings o primeiro disco de inéditas do cantor em quase 10 anos. Feito durante a pandemia, um pouco deste “Meu Coco” se tornou conhecido no mês passado, quando Caetano lançou o single “Anjos Tronchos”, a melhor discussão sobre redes sociais e tecnopopulismo, como descreveu o antropólogo Ricardo Teperman em artigo para Gama. “No final de 2019, tive um desejo intenso de gravar coisas novas e minhas”, disse o baiano ao anunciar o disco, cuja capa parece convidar para um mergulho em suas reflexões recentes. (Manuela Stelzer)

  • Imagem de destaque do item da lista
    Ir |
    A exposição ‘Constelação Clarice’, no IMS Paulista

    A obra e a vida de Clarice Lispector (1920-1977) são permeadas de interesse pelas artes visuais, seja na breve incursão da escritora na pintura, ou pela presença de personagens artistas em seus livros. A mostra que ocupa o Instituto Moreira Salles a partir de sábado (23) busca as conexões entre sua produção e a de mulheres que marcaram a arte brasileira no mesmo período, como Lygia Clark, Letícia Parente e Djanira. Além dos quadros de Clarice e suas contemporâneas, há manuscritos, fotografias e documentos da escritora, cujo centenário foi celebrado no ano passado. A entrada é gratuita, com agendamento prévio pelo site. (Amauri Arrais)

  • Imagem de destaque do item da lista
    Assistir |
    45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

    Eis a chance de assistir em primeira mão a “Deserto Particular”, do diretor Aly Muritiba, premido no Festival de Veneza e candidato a representante brasileiro no Oscar de 2022. O longa narra a história de um ex-policial de Curitiba que parte até o sertão baiano à procura de uma mulher com quem trocava mensagens em um aplicativo de encontros. Esse e outros 263 filmes desta edição da mostra serão exibidos em cinemas e espaços abertos como o vão do Masp e o Vale do Anhangabaú até 3 de novembro. Parte deles também está disponível no streaming Mostra Play. (Betina Neves)

VER ANTERIORES >>