Os melhores episódios de The Office
A equipe da Gama selecionou os dez melhores episódios da série para você relembrar ou conhecer o caos vivido no escritório da Dunder Mifflin
Quem nunca viveu um momento bizarro no ambiente de trabalho e pensou que seria digno de uma cena de The Office (2005-2013) que atire a primeira pedra. Nesta edição do Bloco de Notas, a equipe Gama selecionou os 10 melhores episódios para você revisitar o escritório da Dunder Miffin. Todas as nove temporadas da série estão disponíveis na Netflix, Prime Video e HBO Max.
-
T1, EP2: Diversity Day (Dia da Diversidade)
Considerado um episódio controverso, provoca riso e desconforto na mesma medida. Quando um consultor de diversidade é convocado para um treinamento na filial da Dunder Mifflin, o gerente Michael Scott se sente atacado e resolve ele mesmo conduzir uma nova oficina para o seu time. O resultado é uma sequência desastrosa de chavões, estereótipos e declarações pouco sensíveis em torno de questões de raça e diversidade, que revelam a incompetência do gerente para lidar com assuntos sérios. Nesse episódio temos também o primeiro vislumbre da química irresistível entre Jim e Pam.
-
T1, EP5: Basketball (Basquetebol)
Michael Scott resolve promover a camaradagem dentro da Dunder Mifflin com um jogo de basquete entre o time do escritório e os colaboradores do armazém. Obviamente o resultado é o oposto do esperado, com o gerente competitivo e desesperado por aceitação, tentando ser o centro das atenções na partida de maneira hilária. No meio de um time com pouca (pra não dizer nenhuma) habilidade para a disputa, Dwight também rouba a cena ao levar o jogo excessivamente a sério, criando estratégias bizarras que revelam novas facetas de sua personalidade obsessiva. O lado fofo do episódio fica por conta de Jim, que tenta usar o jogo para impressionar Pam.
-
T5, EP14 e 15: Stress Relief (Alívio do Estresse)
Responsável por algumas das cenas mais compartilhadas da série, a sessão dupla “Stress Relief” (alívio do estresse) talvez tenha hoje o posto de episódio mais adorado de The Office. Da abertura em que Dwight forja um incêndio para testar o preparo da equipe da Dunder Mifflin a situações de emergência — spoiler: o que se segue é um caos nunca antes visto — até o treinamento de primeiros socorros ao som de “Stayin’ Alive”, Stress Relief nasceu e continua sendo antológico. Mesmo que seja difícil segurar o riso em cenas isoladas, a história desses dois episódios é por si só hilária: depois do pandemônio da falsa emergência, Michael acaba descobrindo que ele mesmo é a maior causa do estresse de seus funcionários.
-
T5, EP9: Frame Toby (Culpe o Toby)
O que dizer do episódio que marca o retorno do grande arqui-inimigo de Michael Scott, ao menos na visão dele, à equipe da empresa? O que se segue é uma desastrada tentativa do gerente regional da Dunder Mifflin de incriminar o passivo e simpático Toby para que este seja demitido de uma vez por todas. Fora o retorno do controverso representante de RH, que protagoniza algumas das cenas mais hilárias da série, o episódio é também a fonte do meme “No, God, No”, a imprevisível reação de Michael ao retorno do colega que tanto odeia.
-
T2, EP10: Christmas Party (Festa de Natal)
Ao receber um bônus de fim de ano — conquistado às custas de uma demissão —, Michael decide oferecer à equipe da Dunder Mifflin uma celebração natalina. Na típico evento de Natal na firma tem de tudo: gente (adivinha quem?) que burla as regras e compra um presente mais caro do que o valor máximo estipulado, amigo secreto que vira amigo ladrão, uma inusitada cobertura fotográfica (bem ao estilo do meme “as fotos da festa ficaram ótimas), Dwight fantasiado de duende e Jim tentando impressionar Pam.
-
T2, EP12: The Injury (A Lesão)
Michael sofre um acidente doméstico no café da manhã. Inacreditavelmente, ele queima um dos pés em uma grelha George Foreman — assista ao episódio e descubra a maneira hilária como isso aconteceu. Assim, o mimado chefe do escritório exige que os funcionários da empresa realizem todos os seus caprichos, desde ajudá-lo no banheiro, comprar uma refeição específica até passar manteiga na queimadura.
-
T4, EP9: Dinner Party (Jantar)
Imaginar passar a noite de sexta-feira com os próprios chefes é um pesadelo que se torna realidade neste episódio. Porém, como apenas telespectadores, o que nos resta é rir do pânico instaurado olhar dos funcionários. Michael e Jan dão um jantar para os casais do escritório, porém o relacionamento maluco dos dois inserem acontecimentos bizarros e desconfortáveis presenciados por Jim, Pam, Andy e Angela. O que já estava ruim, pode sim piorar com a chegada inesperada de Dwight. Puro suco do caos e constrangimento.
-
T3, EP19: Safety Training (Treinamento de Segurança)
Provando que besteiróis podem sim ser conscientes e informar, “Safety Training”, da terceira temporada, evidencia as dificuldades de cada categoria do Dunder Mifflin. Mas não espere seriedade, porque claro que tudo acontece da forma mais bizarra e insana possível. Isso porque é dia de treinamento de segurança, e todos os funcionários são orientados sobre procedimentos para garantir a integridade física e saúde de cada um. Michael tenta demonstrar a gravidade de se ter depressão ao ameaçar pular do prédio — que seria cuidadosamente amortecido por um castelo inflável.
-
T2, EP4: The Fire (O Fogo)
Quem trabalha no mundo corporativo já fez e sabe o tédio que é um treinamento de incêndio. Mas e quando esse incêndio acontece de verdade? Os funcionários encarregados de comandar a evacuação do prédio têm que manter a calma, enquanto os outros obedecem às instruções já conhecidas. Não é nada do que vemos neste episódio, em que Dwight e Angela são os comandantes da ação: ele uns dez tons acima do aceitável; ela séria, mas sem noção. Enquanto os funcionários morrem de tédio, o líder Michael Scott não se constrange em passar por cima de todos — literalmente — para se salvar primeiro. Retratos absurdos mas também reais da vida corporativa, como o tédio e a obrigação de conviver com gente que nada tem a ver com você, estão nas “brincadeiras” dos colegas enquanto esperam o fogo ser controlado. É para rir, mas para chorar também se você já esteve em qualquer situação semelhante.
-
T3, EP1: Gay Witch Hunt (Caça Aos Gays)
A falta de noção, o delírio e o politicamente incorreto de Michael Scott são o principal elemento deste episódio, quando o chefe descobre que Oscar, alvo de suas piadas homofóbicas, é gay. Arrasado quando se dá conta do seu comportamento, ele pede desculpas, com discrição zero, na frente de todos: “Quem sabe não marcamos uma cerveja e você me conta como faz com os caras?”, para o desespero de Oscar, que só queria manter o sigilo da sua vida pessoal. A situação leva Scott e Dwight a realizar uma verdadeira caça às bruxas gay, analisando todos os colegas da filial da empresa e investigando sua vida pessoal.
-
CAPA Você vive para trabalhar?
-
1Conversas “A economia perde quando uma mulher sai do mercado de trabalho por falta de reconhecimento”
-
2Reportagem Home office: benefício trabalhista ou solidão para o trabalhador?
-
3Podcast da semana "É preciso saber que você nunca vai completar o check-list de tarefas"
-
4Reportagem As barreiras do trabalho para pessoas trans e travestis
-
5Bloco de notas Os melhores episódios de The Office