Sites, podcasts e perfis que ajudam a organizar uma viagem — Gama Revista
Sua vida tá uma bagunça?

5

Bloco de notas

Sites, podcasts e perfis que ajudam a organizar uma viagem

Conteúdos inspiradores e cheios de dicas para vários tipos de viajantes

Sites, podcasts e perfis que ajudam a organizar uma viagem

Flávia Mantovani 15 de Setembro de 2024

Conteúdos inspiradores e cheios de dicas para vários tipos de viajantes

  • Em Esse Mundo é Nosso, os jornalistas e blogueiros de viagem Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho misturam dicas práticas com relatos de suas experiências como turistas. O clima é de conversa, mas sem enrolação, com informações realmente úteis. Muitos dos 87 episódios são focados em destinos — tem desde “Buenos Aires fora do básico” e “vilas de praia imperdíveis no sul da Bahia” até “Albânia, um paraíso barato na Europa” —, mas eles também ensinam, por exemplo, “como fazer as malas” e “os erros que não devemos cometer ao viajar”.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    No site Viajar Verde, a jornalista e mestre em gestão de turismo Ana Duék mostra que é possível praticar a consciência sócio-ambiental nas férias sem perder a diversão e o conforto nem necessariamente pagar mais por isso. O site traz dicas de destinos, empreendimentos e experiências que valorizam a preservação ambiental e o bem-estar da população local. Duek, aliás, deu dicas interessantes nesta reportagem da Gama sobre como ser um turista consciente.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Focado no afroturismo, o Guia Negro se dirige a um público que, mesmo sendo mais da metade da população brasileira, proporcionalmente ainda viaja pouco a lazer. A ideia é valorizar experiências e lugares ligados às culturas africanas e narrativas de viajantes negros, inspirando escolhas mais diversas na hora de viajar — que valem para todos os públicos. Os textos também incentivam o “black money”: este roteiro de Cancún, por exemplo, destaca duas empreendedoras pretas brasileiras que trabalham nessa região do Caribe mexicano. Este post sobre viajantes negros para acompanhar em 2024 também é inspirador.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    O site Viajo com Filhos traz conteúdo sobre turismo em família para quem não busca apenas destinos com parque aquático e resorts com recreação — ainda que haja também textos sobre esses temas. Há dicas para pais de bebês e de crianças mais velhas e uma série sobre viagem com crianças autistas. As fundadoras do site são autoras de guias de viagem para famílias— um deles tem o espirituoso título “Como Viajar com Seus Filhos sem Enlouquecer”, que qualquer pai ou mãe vai entender.

  • Criador do Viaje na Viagem, pioneiro entre sites de turismo no Brasil, o publicitário e turista profissional Ricardo Freire estendeu sua atuação para um canal no Youtube e sua conta no Instagram. Nessas plataformas, ele mantém dois pontos fortes que o ajudaram a se destacar neste meio desde o início: o foco em dicas práticas e a formação de uma comunidade engajada, que colabora com sugestões nos comentários e envia perguntas para o quadro Riq Responde. Ouça também esta entrevista dele ao podcast da Gama.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Dani e Fabiano, criadores do canal O que der na mochila, se definem como “um casal gaúcho comunzinho que decidiu adquirir experiências de vida ao invés de bens”. Em março de 2023, eles começaram uma aventura pelo mundo sem passagem de volta. Da preparação da viagem às atrações visitadas em países como Indonésia, Filipinas, China, Índia e Japão, as dicas são para viajantes com perfil mochileiro e incluem mercados e comidas de rua, trilhas e hospedagem na casa de famílias locais.

  • “Viajar não é só um processo de se deslocar por lazer”, disse o crítico gastronômico e colunista de turismo Josimar Melo ao podcast da Gama. Neste episódio, ele propõe uma viagem através do paladar, defendendo que a gastronomia é uma porta de entrada para conhecer outras culturas. A entrevista foi veiculada em novembro de 2020, quando a pandemia restringia a possibilidade de viajar, mas continua inspiradora para refletir sobre viagens de uma perspectiva mais ampla.

  • Comunidade de mulheres negras viajantes, a Bitonga Travel foi criada para suprir a falta de representatividade desse grupo no setor de turismo e incentivar outras leitoras e ouvintes a se aventurarem pelo mundo. No podcast, convidadas contam suas experiências em vários lugares do planeta — do Rio de Janeiro à China, de Olinda a Angola. A idealizadora da plataforma, Rebecca Alethéia, também dá suas dicas de turismo no perfil no Instagram Negra Viajante.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Lançado neste ano, o livro “Aventura Sem Chaves” (ed. Comala) foi escrito por um casal de jornalistas que faz uma viagem pelo mundo no estilo mochilão. Além dos relatos de suas experiências e de informações históricas e culturais sobre os destinos, o livro detalha os processos de obtenção de vistos e travessias de fronteiras em 43 países da África e do Oriente Médio.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Plataforma de turismo e lazer “para pets e seus humanos”, o site Pets Turistas traz relatos e dicas de destinos, acomodações e passeios que aceitam animais de estimação. Na lista, muitas cidades próximas a São Paulo e de outros estados do Sudeste e do Sul. É possível fazer uma busca por acomodações e experiências pet friendly, de campings e day use de hotel a passeios de trem.